Edição revista e ampliada - 2018
Este livro assume que os desafios da sala de aula exigem diversidade teórica e metodológica na abordagem de temas gramaticais. Adotando a proposta de um “ensino de gramática em três eixos”, a obra objetiva dar conta do componente
linguístico sem deixar de lado qualquer de suas faces: (i) sistematicidade; (ii) dimensão discursivo-interacional; e (iii) heterogeneidade. Além da diagnose do tratamento de temas linguísticos na Educação Básica, apresenta experiências e
atividades que demonstram a eficiência do trabalho explícito com os recursos gramaticais, de modo que estes possam ser percebidos e/ou produzidos com consciência nas diversas situações interacionais. Vale a pena conferir!
O Tratamento do Componente Gramatical nos Cadernos Pedagógicos da Rede Municipal de Ensino: Breve Diagnose
Que Norma Ensinar na Escola? O Ensino-Aprendizagem do Preenchimento do Objeto Direto como Fenômeno Variável
Três Eixos para o Ensino de Gramática
Concordância Verbal: Estratégias para o Trabalho com os Três Eixos para o Ensino de Gramática
O Quadro Pronominal: Atividades Lúdicas para o Ensino de Gramática e Variação
Indeterminação do Sujeito: Proposta Pedagógica a Partir dos Três Eixos para o Ensino de Gramática
Uma Experiência Didática com o Futuro do Presente: Reflexão Linguística, Variação e Ensino
Referências Bibliográficas