Com o surgimento do novo modelo de gerenciamento empresarial baseado na competitividade a Logística Empresarial e a Logística Reversa em especial, têm-se tornado um assunto de prioridade nos negócios da empresa.
Neste sentido, a formulação de modelos gerais, que permitam entender as características da Logística Reversa assim como avaliar os resultados obtidos com as suas práticas tem se tornado um aspecto prioritário ao se conduzir pesquisas na temática.
Foi proposta deste trabalho, desenvolver um modelo conceitual com ampla base descritiva que propicia uma orientação sobre as ferramentas a serem utilizadas para a tomada de decisão em Logística Reversa. O mesmo foi concebido segundo os julgamentos de valor, experiências e os conhecimentos dos gerentes e especialistas entrevistados. De maneira geral, demonstrou-se que o uso do modelo é factível e que oferece alternativas sobre como intervir nas atividades da Logística Reversa no sentido de alinhá-la aos objetivos estratégicos das empresas. Complementa o modelo um conjunto de indicadores que possibilitam avaliar o desempenho desta atividade nas organizações.
possui graduação em Engenharia Industrial pela Universidade Central das Villas (1988). Mestrado em Gestão dos Recursos Humanos pelo Instituto Superior Politecnico Jose Antonio Echeverria (1996), reconhecido como mestrado em Engenharia de Produção pela UFRJ (2006). Doutorado em Engenharia Mecânica pela UNESP (2010). Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: logística reversa, ergonomia, segurança do trabalho, simulação, estatística, arranjo físico, estudo de tempos e movimentos.
Saiba mais
1 - Introdução
1.1. Contextualização do problema
1.2. Formulação do problema de pesquisa
1.3. Objetivos da pesquisa
1.3.1. Objetivo geral
1.3 2. Objetivos específicos
1.4. Limitações da pesquisa
1.5. Etapas da pesquisa
1.6. Estrutura do trabalho
2 - Revisão da Literatura
2.1. Logística Reversa
2.1.1. Importância da Logística Reversa
2.1.2. A Logística Reversa como estratégia competitiva e sustentável
2.1.3. Estratégia empresarial e Logística Reversa
2.2. Balanced Scorecard
2.2.1. O Balanced Scorecard e a Logística Reversa
2.2.2. Utilização do Balanced Scorecard pelas empresas
2.3. Métodos de Tomada De Decisão com Múltiplos Critérios (MCDM)
2.3.1. Analytic Hierarchy Process (AHP)
2.3.2. Analytic Network Process (ANP)
3 - Método e Classificação da Pesquisa
3.1. Classificação da pesquisa
3.2. Realização da pesquisa de campo
3.2.1. Seleção das empresas para o levantamento
3.2.2. Instrumento de coleta e análise de dados
3.2.3. Tratamento dos dados e validação dos resultados
4 - Resultados da Pesquisa de Campo
4.1. Indicadores de desempenho empresarial influenciados pela Logística Reversa
4.2. Medição da influência da logística reversa sobre o desempenho empresarial
4.2.1. Utilização dos métodos AHP e ANP para medir a influência da Logística Reversa sobre o desempenho empresarial em empresas brasileiras
4.2.2. Utilização dos métodos AHP e ANP para medir a influência da Logística Reversa sobre o desempenho empresarial na indústria automobilística
4.2.3. Utilização dos métodos AHP e ANP para medir a influência da Logística Reversa sobre o desempenho empresarial no ramo editorial
4.3. Indicadores de desempenho da Logística Reversa
4.3.1. Utilização do ANP para estabelecer prioridades dos indicadores de desempenho de LR
5 - Descrição do Modelo Proposto
5.1. Modelo de gerenciamento da Logística Reversa
5.1.1. Aspectos gerais do modelo de Gerenciamento da Logística Reversa
5.1.2. Componentes do modelo de Gerenciamento da Logística Reversa
5.2. Validação do modelo proposto
6 - Considerações Finais da Pesquisa
6.1. Conclusões a respeito do referencial teórico
6.2. Conclusões a respeito dos aspectos metodológicos
6.3. Conclusões a respeito dos objetivos e do modelo
6.4. Recomendações gerais
Referências Bibliográficas
Apêndices