O desenvolvimento da imprensa escrita promoveu o surgimento da resenha, gênero textual que tem como propósito comunicativo central avaliar uma obra. As resenhas de livros, de filmes e de espetáculos estão presentes em quase todos os jornais e revistas brasileiras. Muitas pessoas não prescindem da leitura de uma resenha antes de decidir a compra de um livro ou a ida ao cinema, por exemplo. Considerando a ação retórica de resenhar na comunidade jornalística, este livro tem como objetivo investigar a organização das informações e os padrões de avaliação em resenhas. Ao longo do texto um conjunto de questões é desvelado, tais como: Que informações são recorrentes em resenhas? Somente a obra é avaliada ou o autor também o é? Como as características do campo jornalístico se remetem nas resenhas? Neste livro é feita uma interface com diferentes áreas do conhecimento como a Linguística e a Sociologia, bem como a análise textual de resenhas, de entrevistas com resenhistas de todo o Brasil e com professores de Jornalismo. O texto traz como uma de suas principais contribuições a discussão da relação entre gênero textual e características da comunidade jornalística.
Socorro Cláudia Tavares de Sousa possui Graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1988), Graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (1995), Pós-Graduação lato sensu em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará (2001), Mestrado e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2004, 2009). Atualmente, é professora adjunta I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Realiza pesquisas na área de Linguística de Texto e Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa e análise de gêneros textuais.
Saiba mais
1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS
2. GÊNERO E ESFERA, GÊNERO E COMUNIDADE, GÊNERO E CAMPO: UM OLHAR SOBRE ESSAS RELAÇÕES
3. A ABORDAGEM METODOLÓGICA
4. OS PROPÓSITOS COMUNICATIVOS DAS RESENHAS PUBLICADAS EM JORNAIS E REVISTAS BRASILEIRAS
5. O POTENCIAL RETÓRICO DA AVALIAÇÃO EM RESENHAS NÃO ACADÊMICAS
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS
7. REFERÊNCIAS