Considerações sobre a imersão em modelagens realistas
As técnicas como a geração de imagens tridimensionais trouxeram novas possibilidades de interação entre obra e expectador, alterando suas formas de interação e variações quanto ao nível de imersão no momento dessa experiência. Da mesma forma, a tecnologia utilizada na geração de imagens cresce e evolui de acordo com uma demanda do público, que exige inovação em termos não apenas de narrativa, como em jogos de RPG ou de ação, mas também de realismo gráfico.
A partir disso, este livro discute como a utilização da técnica de modelagem procedural atende as demandas do público, por suas possibilidades de geração de conteúdo diversificado em detrimento dos dados inseridos na função algorítmica, e dos desenvolvedores de jogos independentes.
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Capítulo 1. Imersão, games e realismo
Imersão
Agência
Transformação
Telepresença
Capítulo 2. Modelagem 3D realista e imersão
HIstória do desenvolvimento do 3D
Cinema
Tridimensionalidade gráfica
Aspectos técnicos
3D e imersão
Capítulo 3. Modelagem procedural – modelos e aplicações
Do desenho a modelagem tridimensional
Modelagem procedural
Cálculo fractal
Capítulo 4. Estudo de caso: The Witcher III
Considerações sobre botânica
Interação entre árvores e ambiente
Cloud 9 dogwood
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Índice onomástico
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS