Neste trabalho aplicou-se uma metodologia de quantificação do espectro de gotas formado em um sistema de aspersão tipo jato-placa para compreender aspectos físicos da formação das gotas. A metodologia é baseada na técnica de filmagem rápida para captura de fenômenos de alta freqüência e posterior tratamento das imagens. O estudo da influência de variáveis no tamanho médio das gotas foi determinado a partir de um planejamento estatístico dos experimentos.
Foi conduzida uma investigação experimental dos mecanismos físicos envolvidos na transição de escoamento no aspersor tipo jato-placa.
Quanto à estrutura do escoamento, verificaram-se instabilidades características do jato, com oscilações e perfurações sobre o filme líquido, acúmulo de massa na borda do filme líquido e nas lacunas. Foi proposto um modelo físico de formação de gotas baseado nas observações experimentais, ocorrendo uma combinação de forças de inércia e de interface, com instabilidades no enrolamento, ejeção de gotas nas cristas das instabilidades, afinamento e desprendimento de gotas.
Possui graduação em Engenharia Química pela UFU - Universidade Federal de Uberlândia (1987), mestrado em Engenharia de Petróleo pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (1991) e doutorado em Engenharia Mecânica pela UFU (2002). Atualmente é professor Adjunto e Coordenador do curso de Engenharia Química da UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro em Uberaba (MG). Tem experiência na área de Engenharia Química e Engenharia Mecânica, com ênfase em Fenômenos de Transporte e Termodinâmica.
Saiba mais