Esta obra tem por objetivo a análise das embalagens de fogos de artifício, com o intuito de, por meio das teorias da Antropologia do Imaginário e da minha formação em Design Gráfico, revelar os símbolos que compõem e constroem as estruturas fundamentais da cultura que vivenciamos, principalmente no Nordeste brasileiro. Segundo Gilbert Durand, "o imaginário é o museu de todas as imagens produzidas e a serem produzidas pela humanidade" e estas carregam consigo símbolos que traduzem épocas, hábitos, um conjunto ou, como diria Durand, uma "constelação" de itens que dão a conhecer a nós mesmos, nossas visões de mundo e do(s) grupo(s) a que pertencemos.
É "o símbolo como modo autônomo de conhecimento", como nos fala Mircea Eliade. Em outro âmbito, nossa proposta é o desvelo com as imagens escondidas, esquecidas. Como Designer, propus-me a investigar com o olhar mítico a sintaxe visual das imagens, destrinchando suas partes para depois apresentá-las sob um nova óptica àqueles que trabalham com as representações gráficas e não se dão conta de suas profundas estruturas.
Este é um livro para todos que apreciam as imagens e devotam sua admiração por elas.
Possui graduação em Design Gráfico pela Universidade Federal de Pernambuco (1998) e mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Atualmente é professor assistente no curso de Design da Universidade Federal de Pernambuco no Campus do Agreste em Caruaru.
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