Fogos de Artifício: Imagens, Mitos e Símbolos

Imagens, Mitos e Símbolos

selo: Blucher Open Access | 2018 - 1ª edição

E-book disponível em

Sinopse

Esta obra tem por objetivo a análise das embalagens de fogos de artifício, com o intuito de, por meio das teorias da Antropologia do Imaginário e da minha formação em Design Gráfico, revelar os símbolos que compõem e constroem as estruturas fundamentais da cultura que vivenciamos, principalmente no Nordeste brasileiro. Segundo Gilbert Durand, “o imaginário é o museu de todas as imagens produzidas e a serem produzidas pela humanidade” e estas carregam consigo símbolos que traduzem épocas, hábitos, um conjunto ou, como diria Durand, uma “constelação” de itens que dão a conhecer a nós mesmos, nossas visões de mundo e do(s) grupo(s) a que pertencemos. É «o símbolo como modo autônomo de conhecimento», como nos fala Mircea Eliade. Em outro âmbito, nossa proposta é o desvelo com as imagens escondidas, esquecidas. Como Designer, propus-me a investigar com o olhar mítico a sintaxe visual das imagens, destrinchando suas partes para depois apresentá-las sob um nova óptica àqueles que trabalham com as representações gráficas e não se dão conta de suas profundas estruturas. Este é um livro para todos que apreciam as imagens e devotam sua admiração por elas.

Sumário

Detalhes do livro