Este volume propõe um suave e animado diálogo com o professor de física sobre alguns dos aspectos fundamentais presentes na prática docente, dentre eles: Quais as origens das dificuldades dos alunos? Como tornar o processo de aprendizagem um desafio prazeroso? Como selecionar conteúdos para o plano de ensino a partir das enormes e infactíveis listas de conteúdos dos manuais didáticos? Como trabalhar com os conteúdos de modo a atingir objetivos maiores de ensino? Escrevemos o livro dando voz aos professores, com discussões permeadas por relatos e planos de aula de vários docentes de física, que colecionamos ao longo de vários anos e que protagonizam cada capítulo.
Usamos diálogos porque queremos também fomentá-los. Especialmente, almejamos promover o diálogo entre o conhecimento teórico e o prático. Porque a prática também se aprende na teoria, e a teoria também se aprende com a prática.
Professor do curso de Letras do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal de Lavras (UFLA), mestre e doutor pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Língua Portuguesa e Análise do Discurso. Possui publicações e trabalhos apresentados na área, além de vasta experiência nos mais variados níveis de ensino. Também atua na formação de professores de Língua Portuguesa e de Leitura e Produção de Textos nas diversas áreas do conhecimento.
Saiba maisÉ licenciada em Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Física) pela Universidade de São Paulo (USP) e doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Ciências sobre os temas História da Ciência e Formação Inicial e Continuada de Professores. Atuou como coordenadora pedagógica e como professora de Física no Ensino Médio. Atualmente é professora do Instituto de Física da USP.
Saiba maisPossui graduação em Física e em Pedagogia, mestrado em Ensino de Ciências e doutorado em Educação. Desenvolve pesquisas sobre a formação de professores de Ciências e sobre o ensino e a aprendizagem de ciências e de física. É autora de livros didáticos e paradidáticos em ciências naturais e atua tanto na formação inicial como no desenvolvimento profissional de professores. Já atuou como professora de ciências e de física na Escola Básica, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental 1. Atualmente é professora no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP).
Saiba mais
O CONVITE
PRELÚDIO
1. OUVINDO UMA COISA E ENTENDENDO OUTRA: A EXISTÊNCIA DE CONCEITOS PREVIAMENTE CONSTRUÍDOS
2. DA SUPERFÍCIE DO ERRO ÀS IDEIAS DOS ALUNOS: ACESSANDO CONCEPÇÕES PRÉVIAS
3. DOS MODELOS INTUITIVOS AOS MODELOS CIENTÍFICOS: A SUSTENTAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
4. AS BASES FILOSÓFICAS DO CONSTRUTIVISMO
5. PLANEJAMENTO DE AULAS COM FOCO EM CONSTRUÇÃO DE MODELOS FÍSICOS
6. O QUE A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NOS ENSINA SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA QUE QUEREMOS ENSINAR?
7. UM MAPA PARA O TESOURO – PENSANDO O PLANEJAMENTO DO ENSINO
REFERÊNCIAS