Retrato do Orientando Pré-Cedido pelo Retrato do Orientador
Esta pesquisa, respaldada na teoria Psicanalítica e em pressupostos de Teoria de Análise do Discurso, tem por objetivo articular uma grade de análise dos discursos correntes nos cursos de pós-graduação nas universidades brasileiras.
A nossa hipótese: esses discursos teriam seus andamentos marcados por uma sintaxe e uma semântica. Esta refere-se ao estudo dos conteúdos manifestos nesse discurso, às suas formas de aparição, e remete a um desejo narcisista. Aquela, a forma de enunciação do discurso, refere-se não a uma única, mas a quatro estruturas discursivas: o discurso do Mestre, o discurso da Histérica, o discurso Universitário e o discurso do Analista. Para levar a termo a pesquisa, foram feitas oito entrevistas com orientando e três com orientadores. Essas entrevistas , seguindo os moldes de uma anamnese, foram gravadas e posteriormente transcritas. Os dados colhidos, explicitados, comparados e ordenados no decorrer do processo de investigação, constituem o objeto de nossa pesquisa.
É graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1982), Mestre em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) e Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993). Atualmente é professora nível IV da Universidade Anhembi Morumbi. Tem experiência na área de Comunicação e Semiótica, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação,psicanalise, análise do discurso e linguagem.
Saiba mais
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I - Do histórico
CAPÍTULO II - A linguagem e as teorias de análise do discurso
CAPÍTULO III - A semântica dos discursos: Nascisismo e regras de composição de enunciados Narcísicos
CAPÍTULO IV - A sintaxe dos discursos: as quatro operações discursivas e suas características
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
ANEXOS