O desafio da interdisciplinaridade está posto neste livro, idealizado pela Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação (CPPG) da UFG, Regional Catalão (RC), e viabilizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). Dispõem-se, adiante, 32 textos resultantes de trabalhos apresentados no III Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (III SPPGI), os quais estão organizados em três partes, conforme as temáticas dos capítulos, a saber: Parte I: trabalhos desenvolvidos por autores das áreas de História e Ciências Sociais; Parte II: artigos da área da Educação e Parte III: textos de estudiosos da área de Letras e Linguística. os textos que compõem esse volume constituem oportunidades ímpares para discutir múltiplas e urgentes questões na área das Humanidades e Letras, em especial, no âmbito do ensino e dos estudos da linguagem.
É doutora em Linguística e Língua Portuguesa, atua na área de teoria e análise linguísticas, com ênfase em estudos na interface língua e cultura, especialmente sobre o léxico do português.
Saiba maisÉ doutor em Física-Matemática, atua no desenvolvimento de resultados rigorosos em Mecânica Estatística e Mecânica Quântica.
Saiba maisÉ mestre em Estudos da Linguagem pela UFG-RC e doutorando em Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCLAR-Unesp), pesquisando na área de Estudos do Léxico com base na articulação léxico, história e cultura.
Saiba maisNone
Saiba maisÉ doutora em Genética e Bioquímica, trabalhando principalmente com marcadores moleculares para aplicação no diagnóstico e terapêutica de doenças que acometem a saúde humana e animal.
Saiba mais
PARTE I
CAPÍTULO 1 - A COR DA TERNURA: O DESAFIO DE SER PROFESSOR NEGRO NA EDUCAÇÃO ATUAL DO SUDESTE GOIANO
CAPÍTULO 2 - EDUCOMUNICAÇÃO E O ENSINO DE HISTÓRIA
CAPÍTULO 3 - ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DO TEATRO: ENTRE PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES
CAPÍTULO 4 - OS FEMINISMOS E A AUSÊNCIA DAS MULHERES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA
CAPÍTULO 5 - HISTÓRIA DO LIVRO ESCOLAR - GOIAZ: CORAÇÃO DO BRASIL
CAPÍTULO 6 - A LEGENDA ÁUREA E O LIVRO DAS LEIS E POSTURAS - UMA ORDENAÇÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO EM PORTUGAL MEDIEVAL: RESULTADOS PARCIAIS
CAPÍTULO 7 - A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NO LIMIAR DO SÉCULO XXI
CAPÍTULO 8 - REFORMA DO SISTEMA ELEITORAL E POLÍTICO: CONSTRUÇÕES PARTIDÁRIAS DE UMA NOVA REALIDADE POLÍTICA
PARTE II
CAPÍTULO 9 - ADOLESCÊNCIA E SEXUALIDADE NO CONTEXTO ATUAL: DESAFIOS DO PIBID DE PSICOLOGIA DA UFG/REGIONAL CATALÃO
CAPÍTULO 10 - CONTEÚDOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REFLEXÃO COM O PIBID
CAPÍTULO 11 - A DIMENSÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO ESTADO DE GOIÁS: RELATOS INICIAIS
CAPÍTULO 12 - ENSINO DE GEOGRAFIA: MAPEANDO O ESPAÇO COTIDIANO
CAPÍTULO 13 - A ESTIMULAÇÃO PRECOCE DE CRIANÇAS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CAPÍTULO 14 - IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CATALÃO-GO E O TRABALHO DO PROFESSOR DE APOIO À INCLUSÃO: POLÍTICAS, PRÁTICAS E DESAFIOS
CAPÍTULO 15 - PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A EXPERIÊNCIA A PARTIR DA PRÁTICA
CAPÍTULO 16 - PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM SALAS DE RECURSOS E A INCLUSÃO EM GOIÁS
CAPÍTULO 17 - PROGRAMA E MÉTODO DE LEITURA NA REFORMA EDUCACIONAL GOIANA DE 1930
CAPÍTULO 18 - PSICOLOGIA E EJA: APROXIMAÇÕES EM BUSCA DE NOVAS POSSIBILIDADES DE VIDA
CAPÍTULO 19 - SUBSÍDIOS DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARA ANÁLISE DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA
CAPÍTULO 20 - O FRACASSO ESCOLAR E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: MÚLTIPLOS OLHARES
CAPÍTULO 21 - O PIONEIRISMO DA ESCOLA PAZ E FRATERNIDADE NO ATENDIMENTO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM IPAMERI-GO
CAPÍTULO 22 - O USO DO ACERVO DO PNBE EM OFICINAS DE LEITURA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
CAPÍTULO 23 - VYGOTSKY E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
PARTE III
CAPÍTULO 24 - A CONGADA E O MITO DO ACHAMENTO DA SANTA DO ROSÁRIO: PRIMEIROS ESTUDOS
CAPÍTULO 25 - A REPRESENTAÇÃO FEMININA NA CONTÍSTICA DE AUGUSTA FARO: CORPO, EROTISMO E SEXUALIDADE
CAPÍTULO 26 - AS RELAÇÕES IDENTITÁRIAS DE GÊNERO NO ROMANCE O PONTO CEGO, DE LYA LUFT
CAPÍTULO 27 - CONSIDERAÇÕES LEXICAIS SOBRE BANGUELA E MONJOLO
CAPÍTULO 28 - IDENTIDADE COMO REPRESENTAÇÃO: UMA FICÇÃO PERCEBIDA NOS E PELOS DISCURSOS DO FILME NARRADORES DE JAVÉ
CAPÍTULO 29 - LEMATIZAÇÃO NO “GLOSÁRIO REGIONAL” DA OBRA ESTUDOS DE DIALETOLOGIA PORTUGUESA: LINGUAGEM DE GOIÁS (1944)
CAPÍTULO 30 - OS BENS DO MUNICÍPIO DE CATALÃO NO SÉCULO XIX
CAPÍTULO 31 - REPRESENTAÇÕES DO FEMININO E QUESTÕES RELACIONADAS AO CORPO EM VERGONHA DOS PÉS, DE FERNANDA YOUNG
CAPÍTULO 32 - SEM QUE NINGUÉM O POSSA CHAMAR JAMAIS À ESCRAVIDÃO: ESTUDO SOBRE CARTAS DE LIBERDADE