Esta obra é o resultado de oito anos de pesquisa dedicados ao estudo de fenômenos de contato linguístico e dialetal realizado pelo Grupo de Pesquisa em Contato Linguístico da Universidade Federal da Paraíba, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da mesma universidade. Desde 2014, o grupo vem reunindo mestrandos e doutorandos em torno da aprendizagem de línguas a partir de diferentes fenômenos e perspectivas. Neste volume, o foco é o contato entre língua materna e língua estrangeira, particularmente a língua inglesa. O livro traz um panorama alargado de fenômenos de contato linguístico, que vão desde a aquisição de segmentos fonológicos até uma discussão sobre o uso de vozes sintéticas no desenvolvimento da consciência fonológica. Assim, pretende-se contribuir para uma melhor compreensão dos fenômenos de aquisição da língua inglesa como L2 em contato com o português brasileiro. Tendo em vista a diversidade dos objetos de estudos enfocados aqui, o livro se destina não somente àqueles que trabalham com o contato entre esses dois idiomas, mas também a todos aqueles que desejam compreender melhor a aquisição de uma língua estrangeira.
Apresentação
Rubens M. Lucena
Capítulo 1 – As Pesquisas/Pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Contato Linguístico Sob um Olhar Panorâmico
André Luiz Souza-Silva
Raíssa Teixeira Gouveia
Capítulo 2 – O Estágio Inicial de Aquisição das Sequências Triconsonantais Ct/D]Σc do Inglês por Aprendizes Campinenses de Língua Adicional (LA)
Felipe Santos dos Reis
Capítulo 3 – A Aplicabilidade de Vozes Sintéticas Para o Desenvolvimento de Consciência Fonológica em L2
Almir A. de A. Gomes
Capítulo 4 – A Fricativa Interdental Não Vozeada do Inglês /Θ/ por Aprendizes Brasileiros: Uma Análise Variacionista
Anilda Costa Alves
Capítulo 5 – Produção das Consoantes Nasais em Posição de Coda e Aspiração das Oclusivas Surdas do Inglês por Falantes Paraibanos
Edmilson Fernandes da Silva Júnior
Marcelle de Sousa Pontes Alves