Aspectos tecnológicos e de concepção
R$ 127,00
ou até 2x de R$ 63,50
É notório o interesse dos arquitetos por estruturas de aço. Apesar de ser um antigo material estrutural, no Brasil o aço ainda é considerado, por muitos, inovador. No entanto, a experiência dos autores, que há décadas colaboram com arquitetos ou graduandos de arquitetura na concepção de projetos, mostra a pouca formação recebida nos bancos escolares sobre o assunto.
Em tal contexto, este livro tem o objetivo de contribuir com a difusão do conhecimento a respeito do tema, apresentando noções básicas sobre a tecnologia do material e a concepção estrutural.
O texto é dividido em duas partes. A primeira trata dos aspectos tecnológicos, de domínio dos engenheiros metalurgistas e químicos. Aborda temas como fabricação do aço, produtos disponíveis no mercado brasileiro e proteção contra a corrosão. Procura-se passar, de forma simples, um conteúdo que permita a compreensão do que é o material aço, sua aplicação e cuidados a serem tomados visando sua durabilidade.
Dessa parte do livro consta, também, um item relativamente novo no Brasil, a proteção contra incêndio. Considerando o avanço da engenharia de segurança contra incêndio, esse item futuramente terá intensa participação do engenheiro de estruturas, mas, por enquanto, os autores resolveram, a bem da simplicidade, manter a abordagem mais tradicional, ou seja, do ponto de vista tecnológico.
A segunda parte, sobre aspectos de concepção, de domínio dos engenheiros estruturistas, objetiva fornecer ao arquiteto informações básicas para a correta concepção de estruturas simples de edifícios. Essas soluções, à medida que o arquiteto praticar, poderão ser estendidas para as estruturas mais complexas. Incluem-se, também, algumas ferramentas inéditas para o pré-dimensionamento de pilares e vigas. O trabalho em conjunto com o engenheiro é sempre desejável, mas o arquiteto, desde o início de sua criação, deve direcionar a solução para algo viável do ponto de vista estrutural.
Professor doutor do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Autor de 5 livros e de mais de 100 artigos publicados. Coordenador do programa de pós-graduação em engenharia civil da EPUSP (2003-2005). Membro de mais de uma dezena de comissões de estudo da ABNT sobre estruturas de aço. http://www.lmc.ep.usp.br/people/valdir
Saiba maisDoutor em Engenharia de Materiais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Consultor técnico da Gerdau S.A. Professor de Programa de Educação Continuada em Engenharia (PECE) da Escola Politécnica da USP. Possui duas patentes de aços e mais de sessenta artigos técnicos publicados no Brasil e no exterior. É autor (ou co-autor) de três livros publicados. Recebeu oito prêmios de reconhecimento, dentre os quais se destacam o "Prêmio Jovem Cientista" ( CNPq, Grupo Gerdau e Fundação Roberto Marinho), "Prêmio Governador do Estado" (Governo do Estado de São Paulo) e !Prêmio Talento Brasileiro (FIESP)".
Saiba mais
PARTE 1 - ASPECTOS TECNOLÓGICOS
1. O processo siderúrgico
2. Produtos siderúrgicos
3. Propriedades mecânicas dos aços
4. Soldagem
5. Proteção contra a corrosão
6. Proteção contra incêndio
PARTE 2 - ESTRUTURAS
1. Elementos estruturais
2. Modelo para cálculo
3. Equilíbrio
4. Deslocabilidade de pórticos
5. Sistemas de travamento
6. O caminho das forças
7. Flambagem
8. Pré-dimensionamento
9. Estruturas mistas
10. Concepção das conexões
Anexo: Tabelas de perfis