Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a verificação da utilização de estratégias logísticas nas indústrias de confecções do Estado do Ceará e mensuração de seus graus de viabilidade a partir da identificação e da existência de elos a montante e a jusante de sua cadeia de suprimentos. As estratégias estudadas foram a terceirização, a aliança logística, parceria (comakership), integração vertical e horizontal, logística reversa e logística retardada (postponement). As observações foram feitas a partir de pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa foi realizada em sete empresas dos principais segmentos da economia cearense: moda praia, roupa de dormir, moda íntima, vestidos e blusas femininas, camisaria e jeans feminino e masculino, localizadas na cidade de Fortaleza, constituindo um estudo de múltiplos casos. A análise cruzada das informações obtidas com os portes das empresas permite a discussão da viabilidade das referidas estratégias logísticas de acordo com o porte e com a segmentação de seus produtos.
Graduado em Engenharia Mecânica com especialização em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pelo Instituto CENTEC. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É, atualmente, Professor da Faculdade Farias Brito e Gerente de Negócios do Banco do Nordeste do Brasil S/A. Tem experiência na área de formulação de políticas públicas e estruturação de negócios empresariais e ensino com ênfase em Engenharias, atuando principalmente nos seguintes temas: Região Nordeste, Calçados, Confecções, Gestão de Produção, Logística e Desenvolvimento Regional.
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CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO
1.1. Contextualização
1.2. Situação Problema
1.3. Justificativa
1.4. Objetivos
1.5. Estrutura do Trabalho
CAPÍTULO 2 - A LOGÍSTICA, A ESTRATÉGIA E AS
ESTRATÉGIAS LOGÍSTICAS
2.1. Logística
2.1.1. Serviço ao cliente
2.1.2. Administração de transporte
2.1.3. Custos Logísticos
2.1.4. Gestão de estoques
2.1.5. Sistemas de informação
2.1.6. Canais de distribuição
2.2. Estratégia
2.3. Estratégias Logísticas
2.3.1. Terceirização
2.3.2. Alianças logísticas estratégicas
2.3.3. Integração vertical
2.3.4. Logística reversa
2.3.5. Parceria (Comakership)
2.3.6. Logística retardada (Postponement)
2.4. Considerações Finais Sobre a Revisão Bibliográfica
CAPÍTULO 3 - METODOLOGIA
3.1. Tipo e Natureza da Pesquisa
3.2. Estratégia da pesquisa
3.3. Planejamento do Estudo de Caso
3.3.1. Universo da pesquisa
3.3.2. Definição da amostra da pesquisa
3.3.3. Seleção de sujeitos
3.3.4. Instrumento de pesquisa e coleta de dados
3.3.5. Variáveis de investigação
3.3.6. Elaboração do Questionário (ver apêndice)
3.3.7. Tratamento dos dados
3.3.8. O pré-teste ou teste piloto
CAPÍTULO 4 - APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS
4.1. Considerações Gerais Sobre o Setor de Confecções no
Estado do Ceará
4.2. A Indústria de Confecções no Estado do Ceará
4.3. Análise Econômica do setor de confecções
4.4. Modelo Estratégico de Porter Aplicado às Empresas de Confecções
4.5. Apresentação dos Dados
4.5.1. A Empresa 1 - moda íntima
4.5.2. A Empresa 2 - roupa de dormir
4.5.3. A Empresa 3 - roupa de praia/banho
4.5.4. A Empresa 4 - camisas masculinas
4.5.5. A Empresa 5 - vestidos e blusas femininas
4.5.6. A Empresa 6 - Jeans Masculino
4.5.7. A Empresa 7 - jeans feminino
4.6. Análise dos Dados por Segmento e Empresa
4.6.1. Empresa 1 - moda íntima
4.6.2. Empresa 2 - roupa de dormir
4.6.3. Empresa 3 - roupa de praia/banho
4.6.4. Empresa 4 - Camisas Masculinas
4.6.5. Empresa 5 - vestidos e blusas femininas
4.6.6. Empresa 6 - jeans masculino
4.6.7. Empresa 7 - jeans feminino
4.7. Análise Segmentada por Produto
4.7.1. Análise por tamanho (porte) das empresas
4.7.2. Análise das operações logísticas segmentadas por porte
4.8. Análise Cruzada: Estratégia Logística x Tamanho
CAPÍTULO 5 - CONCLUSÕES
REFERÊNCIAS
Apêndice
Questionário
Anexo 1 - Adequações Equipamento/Finalidade