O livro é resultado de um projeto que levou aos alunos da Escola Politécnica da USP um curso de estatística pioneiro, ministrado na modalidade semipresencial onde, além de contar com a tutoria dos professores, o material didático completo, incluindo aulas, casos, exercícios resolvidos e exercícios propostos foi colocado a disposição dos alunos via "web". A motivação para este empreendimento veio da constatação de que, na nossa experiência didática, os alunos entendiam os conceitos estatísticos, porém não os assimilavam de imediato e totalmente. Com a progressão do curso, alunos com deficiência nos conceitos anteriormente apresentados tinham dificuldades em acompanhar o restante das aulas. Entendemos que o motivo para isto reside no fato de que, para os estudantes de ciências exatas, esta é a primeira disciplina em que é apresentado um universo probabilístico, distinto do universo determinístico com o qual os alunos estão acostumados até aquele momento. Assim, projetamos um curso em que seria respeitado o tempo de aprendizado de cada aluno individualmente e que a recuperação de conceitos anteriormente ensinados fosse facilitada. Por decorrência, as técnicas e ferramentas de Educação a Distância se tornaram imprescindíveis. Quanto ao conteúdo, pedindo perdão aos estudiosos da estatística matemática, o livro busca apresentar os conceitos estatísticos de uma forma mais intuitiva, sem recorrer demais a demonstrações que possam desviar o aluno do enfoque principal do curso que é a tomada de decisão em ambientes de incerteza. Os tópicos abordados cobrem a maioria dos programas das escolas de Engenharia e Administração e abrangem as ferramentas mais comuns da probabilidade e da estatística para a tomada de decisões bem como fornecem base para o aprendizado de ferramentas mais elaboradas, incluindo a utilização de "softwares" especializados. Cada um dos tópicos apresentados no livro começa com uma exposição teórica dos conceitos, na forma de um vídeo e de um resumo teórico.
É engenheiro mecânico formado em 1968 pela Escola de Engenharia Mauá. É professor da Escola Politécnica da USP, onde ministrou por muitos anos as disciplinas de Probabilidade e Estatística, dentre outras. Atualmente exerce a função de Diretor de Qualidade da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, responsável pelos cursos de aperfeiçoamento e projetos ligados á área.
Saiba maisPossui graduação em Engenharia Mecânica de Produção pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2007), com período sanduíche na Universidade de Cambridge (2004-2005). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo, atuando nos cursos de Engenharia de Produção e Design. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em gestão de tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: technology roadmapping, design, serviços tecnológicos e engenharia de software.
Saiba maisSaiba mais