Propostas e relatos de experiência
Este livro tem como objetivo apresentar, por um lado, uma atualização de propostas teórico-metodológicas sobre o ensino de línguas, a partir de estudos de linguistas experientes nessa área; e, por outro, apresentar os resultados de um projeto de extensão que contou com a participação de professores da educação básica tanto da rede pública quanto da rede privada, com a inclusão do depoimento desses professores em relação à avaliação desse projeto de extensão que visa a reflexão sobre a união de teoria aliada à prática para dirimir as demandas dos professores da educação básica em relação ao ensino de línguas. Ensino de línguas: Propostas e Relatos de Experiência é um livro que pretende ser uma atualização para os professores e interessados no ensino de língua(gens) em geral, e, ainda, construir uma rede de diálogos que traz os professores da educação básica para o centro dos debates, dando voz e vez às suas experiências.
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (2004) e doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (2009), com período sanduíche na City University of New York (Estados Unidos). Fez um ano de estágio de Pós-Doutorado na University of Cambridge (Inglaterra). Atuou como Professor Adjunto no período de janeiro de 2010 a abril de 2016 na Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Letras e o Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco e Tutor do Grupo PET-Letras/UFPE.
Apresentação
Marcelo Amorim Sibaldo
Parte 1. Sobre propostas para o ensino de línguas
01 - Multiletramentos e formação docente: Situando conceitos para o design de propostas no ensino de língua(gem)
Jailine Mayara Sousa de Farias
02 - Linguística aplicada e o lugar da educação antirracista no ensino de língua portuguesa: Decolonialidade em perspectiva negra
Marco Antonio Lima do Bonfim
03 - Concordância nominal no português brasileiro: Algumas questões para abordagem em sala de aula
Adeilson Pinheiro Sedrins
Luís Arcênio Gomes da Silva Filho
04 - Input e desenvolvimento linguístico: Questões linguístico-educacionais em torno do parâmetro do sujeito nulo em variedades do português
Cláudia Roberta Tavares Silva
Telma Magalhães
Marcello Marcelino
05 - Divulgação científica: Notas sobre popularização da linguística na internet e na sala de aula
Vitor Hochsprung
Parte 2. Sobre relatos de propostas para o ensino de línguas
06 - O ensino de período composto a partir do gênero meme: O relato de uma proposta para o trabalho de sintaxe no eixo da análise linguística/semiótica
Marcelo Amorim Sibaldo
Aline Milena Borges da Silva
Kelly Carolaine dos Santos Pereira
Márcio Allan Silva de Miranda
07 - Relato de experiência do grupo de trabalho preconceito linguístico: Como lidar, sem discriminação, com a variação da língua em sala de aula
Gabriel Allan Lima de Almeida
Igor Rafael da Silva
Maria Luiza Cintra Bione
Silvana Alves Cardoso
08 - Gêneros textuais e ensino de línguas: Uma proposta didática a partir da retextualização de lendas urbanas
Rosemberg Gomes Nascimento
Everton Henrique Souza da Silva
Joseildo Joaquim de Oliveira Sousa
Yasmim Cavalcante de Lima Silva
09 - Ensino de língua estrangeira na educação básica brasileira: Revisitando metodologias e discutindo práticas pedagógicas pós-BNCC
Bernardo Pereira de Souza
Karinine Carla Albuquerque de Oliveira
Larissa Vitória Ferreira de Andrade
Mayra Seidensticker Schneider
10 - Acolhimento afetivo para promoção e prevenção da saúde emocional docente
Winnie Gomes da Silva Barros
Maria Fernanda Nogueira da Silva
Moniky Nathalia da Silva
Parte 3. Sobre a voz do professor da educação básica e(m) projetos de atualização pedagógica
11 - Propósito comunicativo e a importância para a formação da competência leitora: uma análise a partir da avaliação do SAEPE
Rosyelly de Araújo Cavalcante
Depoimento 1 - Entrelaços: Reflexões e ressignificações da prática docente
Karla Rossana Rodrigues de Souza
Depoimento 2
Mitishaeli Leoncio da Silva Sousa
Depoimento 3
Roberleide Pereira da Silva
Sobre os autores