Ensaio sobre a Casa Brasileira do Século XIX - Vol. 1

selo: Blucher Open Access | 2017 - 2ª edição - Volume 1

Sinopse

Este Ensaio sobre a casa brasileira do século XIX representa uma continuação e, ao mesmo tempo, um complemento ao Ensaio sobre o jardim, publicado em 2008. Tem novamente como ponto de partida a obra Sobrados e mucambos de Gilberto Freyre, apresentando uma tipologia da casa brasileira do oitocentos, mais especificamente da casa situada nas áreas urbana e semiurbana do país.

O sobrado, o mucambo, a casa térrea, a casa de chácara, assim como o palacete, o chalé, o cortiço e a vila operária são analisados no contexto das transformações políticas, econômicas, culturais, sociais e urbanas do Brasil no século XIX.

Como assinala Raquel Glezer no prefácio à obra, a leitura deste ensaio “ilumina o morar no século XIX e traz importantes contribuições para a nossa compreensão das questões de moradia e das cidades contemporâneas no país”.

Solange de Aragão

Solange de Aragão é arquiteta, urbanista, mestre e doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, com pós doutorado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Em 2007, ganhou o prêmio da Fundação Gilberto Freyre no Concurso Nacional de Ensaios, com o texto Ensaio sobre o jardim. Atualmente desenvolve a pesquisa intitulada "A cidade nas artes - da colônia ao Império", junto à FAU-USP.

Saiba mais

Sumário

Detalhes do livro