Para uma observação genérica e a escolha de um redutor, temos, no primeiro capítulo, dados comparativos das propriedades, custos, dimensões construtivas e campos de aplicação. A seguir, expressões fundamentais para os processos de movimento e os efeitos de massa, que são características de todos os redutores e câmbios de eixo. Os demais capítulos referem-se aos diversos redutores e câmbios de eixo, isoladamente. Deu-se, aqui, um valor especial em destacar a função mais importante, os limites de carga e os fundamentos de cálculo.
Além disso, visou-se a tornar úteis os dados e pesquisas mais recentes para o cálculo e a construção prática. A dedicação deste livro permite inclusive solucionar problemas ainda não resolvidos e pelo menos eliminar parcialmente os pontos obscuros por meio de ensaios e trabalhos de pesquisa. Deste trabalho veio a idéia de que muitos problemas serão resolvidos, se dados imprecisos para o cálculo e o projeto forem evitados. Por exemplo, uma série de experiências sobre a resistência dos flancos de engrenagens cilíndricas de dentes retos mostram que existem ainda grandes recursos que permitem elevar o limite de carga. Por outro lado, verifica-se que certas combinações de engrenagens e materiais resultaram numa resistência bem menor do que a esperada.
Doutor Engenheiro, Professor da Escola Superior de Tecnologia de München.
Saiba mais
Professor da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.
23 - Engrenagens cônicas e cônicas descentradas (hipóides)
24 - Redutor de parafuso sem-fim
25 - Engrenagens cilíndricas helicoidais
26 - Transmissões por corrente
27 - Transmissões por correia
28. Rodas de Atrito
VI. ACOPLAMENTOS
29. Acoplamentos e freios de atrito
30. Acoplamentos direcionais (catracas, rodas livres e acoplamentos de adiantamento)