Este trabalho visa investigar se a prova de língua inglesa do vestibular da Universidade Federal do Paraná causa efeitos retroativos no ensino dessa língua, em escolas públicas e privadas de nível médio e cursos pré-vestibulares, e, em caso positivo, determinar quais são esses efeitos. Para atingir tais objetivos, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa interpretativista de cunho etnográfico, na qual puderam ser ouvidas diversas vozes da comunidade escolar: escolas públicas e particulares, bem como cursos pré-vestibulares. Na busca de multiperspectivas sobre o fenômeno, procurou-se incluir, como participantes, a maioria dos stakeholders (pessoas ligadas ao fenômeno direta ou indiretamente) para, ao final, triangularem-se os dados coletados. Além de entrevistas dos participantes, aulas de professores também foram observadas. Os resultados deste estudo mostram que o efeito retroativo da prova de inglês do vestibular da UFPR não ocorre nas escolas públicas. O que direciona o ensino desses cenários são os livros didáticos que cada escola adota. No entanto, pudemos perceber a existência do efeito retroativo nos outros cenários - escolas particulares e cursos pré-vestibulares -, ora exercendo efeitos positivos, ora negativos. Verificou-se também que o efeito retroativo ocorreu aí em intensidades diferentes, pois interferiram no fenômeno fatores como: informações que os professores tinham sobre o exame; concepções de língua, leitura e avaliação desses professores; nível de conhecimento de língua inglesa desses profissionais; cobrança dos diretores e do grupo social (os pais e alunos); chances de aprovação, dentre outros. O que direcionou o ensino desses cenários foi o programa oficial do exame de vestibular da UFPR.
Professora de Língua Inglesa e Linguística Aplicada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Chefe de Departamento no Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas na mesma instituição. Doutora em Lingüística Aplicada - na área de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras - pela Unicamp. Atua na especialização com a disciplina 'Tendências e práticas pedagógicas em avaliação de línguas estrangeiras moderna'
Saiba mais
1 - Introdução
2 - As tendências na área de avaliação, o efeito retroativo e o conceito de validade
3 - O desenho e a metodologia de pesquisa
4 - Análise dos dados e discussão dos resultados - Parte I
5 - Análise dos dados e discussão dos resultados - Parte II
6 - Conclusões
Apêndice A - Questionários
Apêndice B - Roteiro para entrevista
Apêndice C - Exemplo do exame do IELTS
Anexo A - Provas de língua inglesa do vestibular da UFPR
Anexo B - Exemplo do exame CELPE-BRAS
Anexo C - Exemplos da apostila utilizada no Colégio DB
Anexo D - Exemplos da apostila utilizada no Colégio DP
Anexo E - Exemplos da apostila e exercícios avulsos utilizados no curso pré-vestibular K-N
Anexo F - Exemplos da apostila utilizada no curso pré-vestibular E A
Anexo G - Exemplos do material utilizado na Escola EFA
Anexo H - Exemplos do livro e avaliação da Escola LC