Efeito Retroativo do Vestibular da Univ Fed PR no Ensino de Lingua Inglesa em Nível Médio no PR

selo: Blucher Acadêmico | 2010 - 1ª edição

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Sinopse

Este trabalho visa investigar se a prova de língua inglesa do vestibular da Universidade Federal do Paraná causa efeitos retroativos no ensino dessa língua, em escolas públicas e privadas de nível médio e cursos pré-vestibulares, e, em caso positivo, determinar quais são esses efeitos. Para atingir tais objetivos, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa interpretativista de cunho etnográfico, na qual puderam ser ouvidas diversas vozes da comunidade escolar: escolas públicas e particulares, bem como cursos pré-vestibulares. Na busca de multiperspectivas sobre o fenômeno, procurou-se incluir, como participantes, a maioria dos stakeholders (pessoas ligadas ao fenômeno direta ou indiretamente) para, ao final, triangularem-se os dados coletados. Além de entrevistas dos participantes, aulas de professores também foram observadas. Os resultados deste estudo mostram que o efeito retroativo da prova de inglês do vestibular da UFPR não ocorre nas escolas públicas. O que direciona o ensino desses cenários são os livros didáticos que cada escola adota. No entanto, pudemos perceber a existência do efeito retroativo nos outros cenários - escolas particulares e cursos pré-vestibulares -, ora exercendo efeitos positivos, ora negativos. Verificou-se também que o efeito retroativo ocorreu aí em intensidades diferentes, pois interferiram no fenômeno fatores como: informações que os professores tinham sobre o exame; concepções de língua, leitura e avaliação desses professores; nível de conhecimento de língua inglesa desses profissionais; cobrança dos diretores e do grupo social (os pais e alunos); chances de aprovação, dentre outros. O que direcionou o ensino desses cenários foi o programa oficial do exame de vestibular da UFPR.

Miriam Sester Retorta

Professora de Língua Inglesa e Linguística Aplicada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Chefe de Departamento no Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas na mesma instituição. Doutora em Lingüística Aplicada - na área de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras - pela Unicamp. Atua na especialização com a disciplina 'Tendências e práticas pedagógicas em avaliação de línguas estrangeiras moderna'

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Sumário

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9788580390018
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  438 páginas
  • Ano da Edição:  2010
  • Peso:  0.892 kg