A educação é o tema central, absolutamente relevante e determinante para o alcance de patamares de bem-estar superiores, culminando, em termos básicos, com o aumento da capacidade de discernir entre as diversas alternativas de escolha, ao dispor de cada um. Com o advento do uso intensivo da tecnologia, coloca-se ao alcance de todos que a utilizam um mundo de oportunidades, mormente àqueles que optarem pelo seu amplo aproveitamento. Nesse diapasão, a busca pela descoberta de alternativas metodológicas que favoreçam o processo de aprendizagem se revela apropriada e contemporânea. O esforço dos educadores em produzir comportamentos cada vez mais avançados e adaptados às tendências que devem sustentar a vida passa a ser um movimento de intermediação entre o saber sabido e explicitado com os aparatos e artefatos tecnológicos disponíveis, alcançando os aprendentes em sua plenitude. [...] A estabilidade é efêmera. Seus efeitos não podem se estender por períodos prolongados, sob pena de onerar demasiadamente a retomada, seja de processosprodutivos ou qualquer atividade humana. É preferível e vital a criação de estados transitórios de desconforto, que, quando provocados e aproveitados, rendem a atualização e a valiosa contemporaneidade. É isso, elastecer a capacidade cognitiva, transformá-la em habilidades e renovar permanentemente esse processo deve ser o fator de alavancagem de bons resultados. Anacleto Angelo OrtigaraDoutor em Engenharia de Produção – UFSC
Saiba mais
Saiba mais
Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Laboratório de Mídia e Conhecimento e líder do Grupo de pesquisa em Mídia e Conhecimento da UFSC/CNPq. Pesquisador nos Programas de pós-graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC-UFSC) e pós-gradução em Tecnologia da Informação e Comunicação (PPGTIC-UFSC) da mesma universidade. Possui graduação em Comunicação Social (Habilitação- Jornalismo) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985), especialização em Educação (2; UFSC e UNISINOS-RS), Mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002).
Saiba mais
1. Educação Fora da Caixa: Um Estudo de Caso da Rede de um Movimento de Inovação na Educação
2. Realidade Aumentada para a Inovação na Educação Universitária: Potencialidades e Desafios
3. Reações Corporais e Expressões Faciais na Aprendizagem: Projetos na Amazônia Brasileira
4. Abordagens Formal e não Formal nas Práticas de Educação Sobre Desastres e Ameaças Naturais
5. Aprendizagem Baseada em Jogos: Um Case do Grupo de Pesquisa Via
6. O Jogo da Língua: Games de Morfossintaxe
7. O Uso da Criatividade na Busca do Autoconhecimento de Nossa Essência Sagrada
8. Pensar: Projetar: Fabricar
9. Ensino do Empreendedorismo: Benefícios e Desafios
10. Educação Empreendedora: O uso da Criatividade na Formação do Profissional do Século XXI
11. A Educação Empreendedora como Pontes para Futuros
12. Práticas do Sebrae na Disseminação da Educação empreendedor para o Ensino Superior: O Caso Sebrae em Santa Catarina
13. Ética na Pesquisa e Inovação Responsáveis na Formação Profissional do Estudante de Ciências Contábeis
14. Benchmarking de Práticas Inovadoras na Educação Superior