Tendências Internacionais e Perspectivas sobre a Inovação na Educação
A educação é busca de toda uma vida, a qual às vezes floresce e às vezes traz grandes desafios. (...) e esta obra é uma prova disto, nós podemos criar e promover alternativas para discutir e melhorar de forma inovadora, a educação brasileira. Queremos e podemos mudar o que está dentro da nossa esfera de atuação, sem dependermos de aprovações ou recomendações legais de comitês ou coisas parecidas. Mão na massa é nosso lema e, neste caso, isso significa que continuaremos trabalhando e experimentando com todas as possibilidades existentes. A ideia central é ajudar a mudar a realidade educacional no país.
DR. CELSON PANTOJA LIMA, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).
Saiba mais
Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Laboratório de Mídia e Conhecimento e líder do Grupo de pesquisa em Mídia e Conhecimento da UFSC/CNPq. Pesquisador nos Programas de pós-graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC-UFSC) e pós-gradução em Tecnologia da Informação e Comunicação (PPGTIC-UFSC) da mesma universidade. Possui graduação em Comunicação Social (Habilitação- Jornalismo) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985), especialização em Educação (2; UFSC e UNISINOS-RS), Mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002).
Saiba mais
CAPÍTULO 1 - Inspiração para a inovação na educação
CAPÍTULO 2 - Letramento digital e letramento acadêmico: um diálogo necessário
CAPÍTULO 3 - A educação aberta com ciência aberta e escolarização aberta para pesquisa e inovação responsáveis
CAPÍTULO 4 - A cultura maker em prol da inovação nos sistemas educacionais
CAPÍTULO 5 - Avaliação de usabilidade do newsgame Aprendendo Jornalismo
CAPÍTULO 6 - Integração de metodologias ativas da aprendizagem na formação policial: gamificação e educação em direitos humanos
CAPÍTULO 7 - Projeto ENGAGE no Ensino Superior: uma experiência de pesquisa e inovação responsáveis na disciplina de Libras
CAPÍTULO 8 - Experiências imersivas e realidade virtual na educação: abordagens iniciais
CAPÍTULO 9 - Mobile learning no Brasil: um estudo exploratório da literatura
CAPÍTULO 10 - Notas sobre interdisciplinaridade na formação inicial de professores: um relato de caso
CAPÍTULO 11 - Moodle como ferramenta de suporte a PBL em rede: uma revisão sistemática
CAPÍTULO 12 - Metodologias inovadoras: um estudo sobre aprendizagem aberta e colaborativa na educação em rede