Uma proposta de autotransformação
Esta dissertação mostra uma nova proposta educacional, baseada nos valores humanos: verdade, retidão, paz, amor e não violência. A proposta foi formulada pelo educador Sathya Sai Baba e requer uma nova maneira de pensar o mundo, o ser humano e a realidade. Na educação, a UNESCO já aponta para uma prática educacional inovadora: na física quântica, a realidade novamente muda de forma; na psicologia, reformulações de fronteira possibilitam a ampliação do conceito de ser humano.
Na época atual, urge uma mudança na relação entre os seres humanos e em suas relações com o meio, o programa de Educação em Valores Humanos vem trazer uma possibilidade de mudança concreta nestas relações. Possibilita uma nova forma de pensar o mundo e o ser humano, incitando o crescimento pessoal e a noção de responsabilidade pelo bem comum.
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), graduação em Educação Artística Habilitação Música pela Universidade Federal de Goiás (1995), mestrado em Direito Do Trabalho pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Ciências E Valores Humanos pela Universidade de Uberaba (2002) e doutorado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Cursou até o quinto período de graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás, tendo começado em 1993. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: direito do trabalho, direito processual do trabalho, direito agrário, direito do trabalho rural e direito. Desde 22 de dezembro de 2007 até 10 de dezembro de 2010 foi Diretora da Escola Sathya Sai de Goiás situada em Aparecida de Goiânia. E ainda, desde 23 de agosto de 2008 é Diretora da Banda da Escola Sathya Sai de Goiás, em Aparecida de Goiânia - GO. Foi ainda Diretora Financeira da AME SEVA Associação Mantenedora da Escola Sathya Sai de Goiás e é Diretora da AMBESSGO Associação Mantenedora da Banda da Escola Sathya Sai de Goiás.
Saiba mais
Resumo
I - Introdução
II - O Ser Humano - uma cosmovisão: alguns aspectos
1. Preocupações
2. Uma abordagem cultural indígena
3. Uma abordagem ocidental da psicologia tibetana budista
4. Uma visão da psicologia transpessoal - stanislav grof
4.1. Estados não usuais de consciência
4.2. Respiração holotrópica
4.3. Sistemas de experiência condensada (sistemas coex)
4.4. Matrizes perinatais básicas (stanislav grof)
5. As necessidades atuais
6. Uma visão espiritualista - sathya sai baba
III - Educação em Valores Humanos
1. Valores humanos
1.1. Amor
1.2. Verdade
1.3. Retidão
1.4. Paz
1.5. Não violência
2. Os níveis de personalidade e os valores humanos
2.1. Nível físico
2.2. Nível emocional
2.3. Nível intelectual
2.4. Nível psíquico
2.5. Nível espiritual
3. Metodologia
3.1. Harmonização
3.2. Citação
3.3. Conto
3.4. Canto grupal
3.5. Atividades integradas
IV - Conclusão
Referências bibliográficas