Economia Brasileira em Debate

Subsídios ao Desenvolvimento

selo: Blucher Open Access | 2018 - 1ª edição

E-book disponível em

Sinopse

PARTE I - ECONOMIA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Análise da relação PIB e desemprego no Brasil: uma aplicação do modelo de cointegração assimétrica

Indicadores comparados da produção agrícola da região metropolitana de Sorocaba: emprego, renda e capital humano

Gás de xisto: solução ou problema?

Gestão das águas na região metropolitana de Sorocaba: impactos para a agricultura e meio ambiente

PARTE II - ECONOMIA INDUSTRIAL

Análise setorial do processo de internacionalização de empresas brasileiras a partir dos estoques de entrada e saída de investimento direto no período 2000-2014

Rotatividade e salários no mercado de trabalho formal no Brasil: algumas evidências empíricas para o ano de 2015

Vantagens econômicas nas transações comerciais na indústria: os custos relevantes e a gestão estratégica de custos

Indústria 4.0: repercussões da quarta revolução industrial e notas sobre a manufatura avançada no Brasil

PARTE III - ECONOMIA DE SERVIÇOS E INOVAÇÃO

Avaliação da cabotagem como um modal de transporte 

A importância do setor de serviços na economia brasileira: uma análise baseada em setores-chave para 2013

A importância do planejamento para inovação: análise do governo Lula (2003-2010).

Políticas de inovação para países em desenvolvimento 

Reestruturação produtiva e a indústria 4.0: seus impactos no emprego bancário brasileiro

O processo de inovação nos serviços públicos: condições e características da implementação


PARTE IV - ECONOMIA DA SUSTENTABILIDADE

Economia política da água no Brasil 

Sustentabilidade corporativa: ativo intangível e geração de valor de longo prazo

Políticas públicas de desenvolvimento regional sustentável: intervenção governamental por meio de uma instituição financeira

A baixada santista e os desafios do planejamento urbano e regional: o futuro passa pelo pré-sal... oportunidade e/ou ameaça?

Sociedade de risco, princípio da precaução e democracia: o caso dos transgênicos


PARTE V - ECONOMIA DE SEGUROS E PREVIDÊNCIA

Reforma e contrarreforma da previdência social no Brasil

Análise do resultado das operações de seguros nas empresas do setor de varejo

A aderência das normas do mercado de seguros à diretiva de solvência II e sua efetividade

Anita Kon

Economista pela FEA/USP (1974). Especialização em Economia Regional e Urbana- Instituto de Pesquisas Econômicas - FEA/USP (1975). Especialização em Administration Publique - Spécialisation en Elaboration et Utilisation de Comptes Nationaux, pelo Institut International D'Administration Publique-IIAP, Premier Ministre- Centre de Perfectionnement Économique et Financier- CEPEF, Paris (1984). Mestre (1985) e Doutora (1990) em Economia pela FEA/USP. Visiting Scholar no Department of Economics / University of Illinois at Urbana-Champaign (1996). Atualmente é Professora e pesquisadora do Departamento de Economia e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política (PEPGEP) da PUC/SP (Desde 1987). Foi Professora e pesquisadora do Departamento de Planejamento e Análise Econômica da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV (1988-1992). Foi Chefe do Departamento Econômico da Diretoria de Estatística (1979/82) e Coordenadora do Grupo de Contabilidade Regional (1982/85), da Fundação SEADE. Foi Vice-Coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política (PEPGEP) da PUC/SP de 1995-1997. Foi Coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política (PEPGEP) da PUC/SP de 1997-1999. Atualmente é Coordenadora do Grupo de Pesquisas EITT-Economia Industrial, Trabalho e Tecnologia do PEPGEP da PUC/SP (Desde 1994). Credenciado pelo CNPq. Atualmente é assessor econômico - Universidad Autónoma de Madrid. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria e Política de Planejamento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: emprego, desenvolvimento economico, trabalho, politica economica e desenvolvimento.

Saiba mais

Elizabeth Borelli

Pós-Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Universidad de Manizales - através do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales-CLACSO; Doutorado em Ciências Sociais: Sociologia (2006) e Mestrado em Economia Política (1999) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo , Graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1980), Especialização em Física Nuclear pela PUCSP e pela USP, Bacharelado e Licenciatura em Matemática , Bacharelado e Licenciatura em Física . É Professora Assistente Doutora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Coordenadora do Curso de Ciências Atuariais,professora do Programa de Estudos Pós-graduados em Economia Política, pesquisadora e vice-líder do grupo de pesquisa Economia Industrial, Trabalho e Tecnologia .Tem experiência nas áreas de Métodos Quantitativos, Economia e Ciências Sociais , atuando principalmente nos seguintes temas: urbanização, sustentabilidade, economia matemática e estatística.

Saiba mais

Sumário

Detalhes do livro