Subsídios ao Desenvolvimento
PARTE I - ECONOMIA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Análise da relação PIB e desemprego no Brasil: uma aplicação do modelo de cointegração assimétrica
Indicadores comparados da produção agrícola da região metropolitana de Sorocaba: emprego, renda e capital humano
Gás de xisto: solução ou problema?
Gestão das águas na região metropolitana de Sorocaba: impactos para a agricultura e meio ambiente
PARTE II - ECONOMIA INDUSTRIAL
Análise setorial do processo de internacionalização de empresas brasileiras a partir dos estoques de entrada e saída de investimento direto no período 2000-2014
Rotatividade e salários no mercado de trabalho formal no Brasil: algumas evidências empíricas para o ano de 2015
Vantagens econômicas nas transações comerciais na indústria: os custos relevantes e a gestão estratégica de custos
Indústria 4.0: repercussões da quarta revolução industrial e notas sobre a manufatura avançada no Brasil
PARTE III - ECONOMIA DE SERVIÇOS E INOVAÇÃO
Avaliação da cabotagem como um modal de transporte
A importância do setor de serviços na economia brasileira: uma análise baseada em setores-chave para 2013
A importância do planejamento para inovação: análise do governo Lula (2003-2010).
Políticas de inovação para países em desenvolvimento
Reestruturação produtiva e a indústria 4.0: seus impactos no emprego bancário brasileiro
O processo de inovação nos serviços públicos: condições e características da implementação
PARTE IV - ECONOMIA DA SUSTENTABILIDADE
Economia política da água no Brasil
Sustentabilidade corporativa: ativo intangível e geração de valor de longo prazo
Políticas públicas de desenvolvimento regional sustentável: intervenção governamental por meio de uma instituição financeira
A baixada santista e os desafios do planejamento urbano e regional: o futuro passa pelo pré-sal... oportunidade e/ou ameaça?
Sociedade de risco, princípio da precaução e democracia: o caso dos transgênicos
PARTE V - ECONOMIA DE SEGUROS E PREVIDÊNCIA
Reforma e contrarreforma da previdência social no Brasil
Análise do resultado das operações de seguros nas empresas do setor de varejo
A aderência das normas do mercado de seguros à diretiva de solvência II e sua efetividade
Economista pela FEA/USP (1974). Especialização em Economia Regional e Urbana- Instituto de Pesquisas Econômicas - FEA/USP (1975). Especialização em Administration Publique - Spécialisation en Elaboration et Utilisation de Comptes Nationaux, pelo Institut International D'Administration Publique-IIAP, Premier Ministre- Centre de Perfectionnement Économique et Financier- CEPEF, Paris (1984). Mestre (1985) e Doutora (1990) em Economia pela FEA/USP. Visiting Scholar no Department of Economics / University of Illinois at Urbana-Champaign (1996). Atualmente é Professora e pesquisadora do Departamento de Economia e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política (PEPGEP) da PUC/SP (Desde 1987). Foi Professora e pesquisadora do Departamento de Planejamento e Análise Econômica da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV (1988-1992). Foi Chefe do Departamento Econômico da Diretoria de Estatística (1979/82) e Coordenadora do Grupo de Contabilidade Regional (1982/85), da Fundação SEADE. Foi Vice-Coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política (PEPGEP) da PUC/SP de 1995-1997. Foi Coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política (PEPGEP) da PUC/SP de 1997-1999. Atualmente é Coordenadora do Grupo de Pesquisas EITT-Economia Industrial, Trabalho e Tecnologia do PEPGEP da PUC/SP (Desde 1994). Credenciado pelo CNPq. Atualmente é assessor econômico - Universidad Autónoma de Madrid. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria e Política de Planejamento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: emprego, desenvolvimento economico, trabalho, politica economica e desenvolvimento.
Saiba maisPós-Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Universidad de Manizales - através do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales-CLACSO; Doutorado em Ciências Sociais: Sociologia (2006) e Mestrado em Economia Política (1999) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo , Graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1980), Especialização em Física Nuclear pela PUCSP e pela USP, Bacharelado e Licenciatura em Matemática , Bacharelado e Licenciatura em Física . É Professora Assistente Doutora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Coordenadora do Curso de Ciências Atuariais,professora do Programa de Estudos Pós-graduados em Economia Política, pesquisadora e vice-líder do grupo de pesquisa Economia Industrial, Trabalho e Tecnologia .Tem experiência nas áreas de Métodos Quantitativos, Economia e Ciências Sociais , atuando principalmente nos seguintes temas: urbanização, sustentabilidade, economia matemática e estatística.
Saiba mais
Esta publicação reúne trabalhos de pesquisas discutidos no XV Ciclo de Debates
em Economia Industrial, Trabalho e Tecnologia, realizado em 2017 e organizado
pelo Grupo de Pesquisas em Economia Industrial, Trabalho e Tecnologia do Programa
de Estudos Pós-Graduados em Economia Política da PUC/SP. Participaram pesquisadores
de várias instituições brasileiras, enfocando temas prioritários para o estímulo à recuperação e crescimento econômico brasileiros, que na atualidade se caracteriza por condições de estagnação ou retrocesso ao desenvolvimento do país. As discussões se centraram nas áreas de Desenvolvimento Sustentável, Economia Industrial, Economia de Serviços e Inovação, Economia da Sustentabilidade e Economia de Seguros e Previdência, com o objetivo de oferecer subsídios à elaboração de políticas públicas e privadas.