Reflexões sobre arte, educação e políticas públicas, em tempos de pandemia
“Drama humano na sociedade do espetáculo: reflexões sobre arte, educação e políticas públicas, em tempos de pandemia” é o resultado do trabalho coletivo realizado por pesquisadores do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação, Sociedade e Políticas Públicas: concepções da Teoria Histórico-Cultural – GEPESPP e do Laboratório de Educação e Desenvolvimento Psicológico – LEDEP.
A obra retrata um momento histórico vivenciado no Brasil, diante do cenário pandêmico mundial da Covid-19, e suas implicações em diferentes segmentos sociais. A obra traz uma contribuição para a discussão e reflexão sobre o tema, através de análises críticas para além da mera descrição da realidade na busca pela gênese dos fenômenos observados.
O livro é destinado aos que desejam se aprofundar nos estudos e reflexões sobre a vida e a sociedade, suas contradições e desafios historicamente constituídos visando compreender as múltiplas dimensões do drama humano.
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APRESENTAÇÃO
PARTE I – O CONTEXTO HISTÓRICO E POLÍTICO DA PANDEMIA DO SARS COV2 – COVID 19
CAPÍTULO 1 – As Ciências Humanas na Análise do Caos Concreto Evidenciado pelo Período Pandêmico
PARTE II – EDUCAÇÃO E ARTE COMO CAMPOS DE RESISTÊNCIA À ALIENAÇÃO
CAPÍTULO 2 – Contribuição da Música na Formação Humana, Exclusão Social e Pandemia
CAPÍTULO 3 – “Indústria do Isolamento”: Uma Análise de Produções Artísticas Musicais Durante a Pandemia da Covid-19
CAPÍTULO 4 – O Rock Como Estilo Musical Político: Um Filho da Indústria Cultural Resistente à Alienação
PARTE III – ESTUDOS TEÓRICO PRÁTICOS SOBRE EDUCAÇÃO E SUAS CONTRADIÇÕES
CAPÍTULO 5 – A Educação Durante e Pós-Pandemia da Covid-19: Caminhos Teóricos para uma Reflexão
CAPÍTULO 6 – Desdobramentos na Educação Formal Durante a Pandemia da Covid-19: Das Contradições na Educação à Unidade Afeto-Cognição na Atividade Pedagógica
CAPÍTULO 7 – Pandemia de Covid-19 e Educação de Pessoas com Deficiência: Evidências de Contradições Historicamente Constituídas
PARTE IV – A PRÁTICA SOCIAL NAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS – RELATOS SOBRE A REALIDADE CONCRETA
CAPÍTULO 8 – Educação Escolar não Presencial em Tempos de Pandemia na Região do ABC Paulista
CAPÍTULO 9 – Ensino Remoto Ofertado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná: A Atividade de Ensino em Tempos de Crise e “Reinvenção”
CAPÍTULO 10 – Vivências do Ensino Remoto em Período Pandêmico em uma Escola do Programa de Ensino Integral do Estado de São Paulo
CAPÍTULO 11 – Ensino Remoto e Surdez no Período da Pandemia Covid-19: Impasses e Desafios
CAPÍTULO 12 – Um Recorte do Ensino no IFSP no Início da Pandemia da Covid-19
CAPÍTULO 13 – A Gestão Escolar na Pandemia: A Experiência do Ensino não Presencial na Educação Básica e no Ensino Superior
A TÍTULO DE CONCLUSÃO
CAPÍTULO 14 – Políticas Públicas, Presente e Futuro
Sobre os Autores