A Elaboração Pedagógica do Conhecimento segundo uma Teoria da Formação dos Conceitos em Vygotsky
Neste trabalho, pretendemos examinar de que modo podemos conceber a elaboração didático-pedagógica do conhecimento através da noção de ´painéis conceituais´ (grosso modo, organizações sistêmicas de conceitos que constituem dinâmicas constelações polidimensionais de unidades conceituais sincrônico-diacrônicas, representadas por definições essencialistas ["definições científicas"] e definições não-essencialistas ["definições não-científicas"]), formados por ´discursos didático-definidores´ (grosso modo, discursos-síntese que implicam uma composição ad hoc de teorias científicas e métodos lógico-discursivo-pedagógicos, gerados concretamente em contextos de interação e colaboração), distribuídos ao longo de diversos ´percursos didático-definidores´ (grosso modo, conjunto de ´continua´ [cf. continuum] de discursos didático-definidores, tendo em um pólo as definições absolutamente essencialistas [ou definições de caráter intensional objetivista - definições aqui consideradas como possuidoras de estatuto científico, ou seja, assumidas como "definições científicas" ou "definições formais"] e, no pólo oposto, aquilo que entendemos genericamente por "definições não-essencialistas" [isto é, definições de caráter extensional, definições de caráter intensional subjetivista e/ou convencionalista, e pseudodefinições - ou seja, assumidas como "definições espontâneas", "definições não-científicas" ou "definições informais"], sendo que os intervalos entre tais pólos são preenchidos por gradientes de definições intensionais objetivas estipuladoras e/ou definições intensionais subjetivo-convencionais estipuladoras, ambas constituintes de objetos-de-discurso propriamente ditos; tais definições comporão, junto a outros elementos, aquilo que denominaremos "discursos didático-definidores"), segundo uma teoria da formação dos conceitos em Vygotsky.
Bacharelado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (1998), bacharelado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2005), mestrado em Letras Clássicas e Vernáculas pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2006).
Saiba mais
1. Objetivos e estrutura da pesquisa
2. Introdução
3. Capítulo I - Considerações sobre a abordagem pragmático-flexiva das definições
4. Capítulo II - Considerações sobre uma teoria da formação dos conceitos em Vygotsky
5. Capítulo III - O conceito de ´percurso didático-definidor´ e o conceito de ´painel conceitual´
6. Capítulo IV - Discursos e percursos didático-definidores no corpus
7. Considerações finais
8. Bibliografia
9. Anexo - corpus - transcrições (LAEL)