Este livro apresenta uma metodologia inovadora de análise da competitividade em aglomerados de empresas, clusters industriais e arranjos produtivos locais (APLs), através de uma abordagem evolucionária. Assumindo que o ambiente competitivo é um sistema dinâmico em evolução, condicionado por fatores internos e externos, a obra trata com conceitos e fundamentos interdisciplinares de Economia, Administração e Engenharia, cobrindo todo o espectro do método científico, teoria-método-aplicação. A abordagem proposta é baseada em princípios biológicos da teoria evolucionária de mudança econômica, conjugada com elementos de teorias da firma, inovação, estratégia competitiva e desempenho operacional. Para ilustrar sua aplicação, um estudo de caso utilizando o modelo de cadeia de valor é apresentado em detalhes, com a análise dos procedimentos adotados em cada etapa para elucidar as questões mais específicas e permitir generalizações para outros casos. Devido à forte base teórica construída, aliada à abrangência e diversidade dos elementos tratados, o conteúdo reunido nesta obra permite também adaptações e aplicações a outros ambientes e sistemas competitivos.
É graduado em Engenharia Elétrica, mestre e doutor em Engenharia de Produção. Assessor/Avaliador Adhoc do MEC/INEP. Atua como pesquisador efetivo e professor colaborador nos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia de Materiais da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Professor dos cursos de Engenharia de Produção e Administração nas Universidades Candido Mendes e Universo. Colaborador como Professor co-orientador do programa de pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Referee das principais revistas científicas da área de engenharia de produção e membro do comitê científico do ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e do SIMPEP (Simpósio de Engenharia de Produção - UNESP). Consultor de órgãos nacionais de fomento à pesquisa e de empresas públicas e privadas em planejamento e gestão de negócios e análise competitiva. Publicou uma série de trabalhos em anais de eventos e em revistas científicas, recebendo premiação como melhor trabalho da sua área no Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP). Em sua vida profissional, participou ativamente de vários comitês e equipes de projetos na UENF, no Parque de Alta Tecnologia do Norte Fluminense (Tecnorte) e do Centro de Pesquisas em Energia Elétrica (CEPEL). Atualmente se dedica ao aperfeiçoamento e aplicação de sua tese para análise da dinâmica competitiva evolucionária em aglomerados e APLs. Atua na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão da Produção e Inovação Tecnológica, Análise de Desempenho em Sistemas Produtivos.
Saiba mais
1. INTRODUÇÃO
2. COMPETITIVIDADE: CONCEITOS, ABORDAGENS E ANÁLISE
3. PARA UMA ABORDAGEM EVOLUCIONÁRIA DA DINÂMICA COMPETITIVA EM ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS
4. ROTINAS ORGANIZACIONAIS, TRAJETÓRIAS TECNOLÓGICAS E O CONCEITO DE "TRAJETÓRIA COMPETITIVA"
5. ESTRATIFICAÇÃO TECNOLÓGICA E "TRAJETÓRIA COMPETITIVA" EM ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS: UMA METODOLOGIA
6. ESTRATIFICAÇÃO E TRAJETÓRIA COMPETITIVA EM UM ARRANJO PRODUTIVO LOCAL: O CASODOPÓLODE CERÂMICA VERMELHADO NORTE FLUMINENSE
7. CONCLUSÕES
Apêndice A - Pesquisa de Campo Realizada n oPólo de Cerâmica Vermelha do Norte Fluminense
Apêndice B - Modelo e Método de Cálculo dos Índices de Recursos e de Desempenho para o Arranjo Estudado
Apêndice C - Questionários Aplicados