Esta obra reúne resultados de pesquisas desenvolvidas sobre temas de interesse de linguistas vinculados ao Grupo de Trabalho (GT) de Sociolinguística da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) e de outros linguistas convidados. Em seus quase 35 anos de existência, o GT, constituído por pesquisadores/docentes atuantes em Programas de Pós-Graduação em Letras e em Linguística de universidades brasileiras e por vários de seus orientandos, tem fomentado o desenvolvimento da Sociolinguística no País a partir do interesse nas diversas faces do estudo da língua em seu contexto social.
É professora-pesquisadora da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental da Prefeitura do Rio de Janeiro. Doutora e mestre pela UFRJ, tem experiência na investigação de: variação e mudança de fenômenos fonéticos (pretônicas) e morfossintáticos (construções de referenciação, predicação, modalização, intensificação e atenuação discursivas). Coordena: o Projeto brasileiro PREDICAR – Formação e expressão de predicados complexos e predicações; o Projeto franco-brasileiro VariaR – Variação em Línguas Românicas – em parceria com Vanessa Meireles (UPVM); o Projeto brasileiro CAPES PrInt – Vozes e escritas nos diferentes espaços da língua portuguesa (PPGLEV-UFRJ). Participa do grupo de estudos Discurso & Gramática. É membro da Diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística no biênio 2021-2023. Integra, desde 2014, a coordenação do eixo 1 do GT de Sociolinguística da ANPOLL. Coordena esse GT desde 2018. Coordena a Comissão Científica da Área de Sociolinguística da ABRALIN. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa do IESC/UFRJ e de NDE de cursos da Faculdade de Letras/UFRJ. É editora-chefe da Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários da UFRJ. É Pesquisadora do CNPq e Cientista do Nosso Estado/FAPERJ. Áreas de interesse: Sociolinguística, Linguística Funcional-Cognitiva, Gramática de Construções, Ensino de Língua Portuguesa. Sua produção bibliográfica inclui outras obras publicadas pela editora Blucher.
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PREFÁCIO/PREFACE
APRESENTAÇÃO/PRESENTATION
1. SPEAKER ETHNICITY, LANGUAGE BACKGROUND, AND THE PRONUNCIATION OF HAWAIIAN PLACE NAMES
2. GEOPROSODY: QUANTITATIVE APPROACHES OF PROSODIC VARIATION ACROSS DIALECTS
3. SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA E GRAMÁTICA DE CONSTRUÇÕES: OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DE COMPATIBILIZAÇÃO
4. VARIATIONIST SOCIOLINGUISTICS AND CONSTRUCTION GRAMMAR: THE CHALLENGES AND THE PROSPECTS OF COMPATIBILIZATION
5. PERCEPÇÃO DA VARIAÇÃO DA CODA (S) NA COMUNIDADE DE FALA DO RIO DE JANEIRO: ACESSANDO O SIGNIFICADO SOCIAL DA VARIANTE FRICATIVA POSTERIOR
6. PERCEPTION OF THE VARIATION OF THE CODA (S) IN THE SPEECH COMMUNITY OF RIO DE JANEIRO: ACCESSING THE SOCIAL MEANING OF THE BACK-FRICATIVE VARIANT
7. QUESTÕES E MÉTODOS: VOGAIS MÉDIAS PRETÔNICAS NA FALA DE MIGRANTES NORDESTINOS EM SITUAÇÃO DE CONTATO DIALETAL
8. QUESTIONS AND METHODS: PRETONIC MIDVOWELS IN THE SPEECH OF NORTHEASTERN MIGRANTS IN DIALECTAL CONTACT
9. O APAGAMENTO DA VOGAL POSTÔNICA MEDIAL EM DUAS VARIEDADES AFRICANAS DO PORTUGUÊS: UMA DESCRIÇÃO PRELIMINAR
10. THE DELETION OF POSTONIC MEDIAL VOWEL IN TWO AFRICAN VARIETIES OF PORTUGUESE: A PRELIMINARY STUDY
11. AINDA SOBRE OS RÓTICOS NO PORTUGUÊS DE MOÇAMBIQUE
12. STILL ON RHOTHICS IN PORTUGUESE IN MOZAMBIQUE
13. PARA UMA NORMA-PADRÃO FLEXÍVEL NO CONTEXTO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS SOCIOLINGUÍSTICOS
14. TOWARDS A FLEXIBLE STANDARD IN THE SCHOOL CONTEXT: CONTRIBUTIONS FROM LINGUISTIC STUDIES
15. ATITUDES LINGUÍSTICAS DE MESTRANDOS DAS UNIDADES DO PROFLETRAS DA REGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO
16. LINGUISTIC ATTITUDES OF MASTER STUDENTS OF PROFLETRAS UNITS IN THE “TRIÂNGULO MINEIRO” REGION
ENTREVISTA COM A SOCIOLINGUISTA DINAH MARIA ISENSEE CALLOU
OS ORGANIZADORES
OS AUTORES