Diários Públicos: Ficcionalização do Cotidiano e Monopólio Comunicacional

Ficcionalização do Cotidiano e Monopólio Comunicacional

selo: Blucher Open Access | 2022 - 1ª edição

Sinopse

Esta pesquisa tem como orientação principal o debate sobre o lugar do Facebook, Instagram e WhatsApp - agora sob o nome do conglomerado Meta – como monopólio comunicacional e suas possíveis consequências. Está organizada em quatro aproximações que, relacionadas, respondem a questão da afinidade entre imagens, dramatização e produção de valor na fórmula comunicacional disponibilizada aos usuários pela plataforma, fazendo com que a realidade individual e coletiva passe por um filtro tecnologicamente mediado, e que seja apreendida e (auto)reflexionada por intermédio dessas relações. De tal maneira, a abordagem do problema e a proposta analítica passam pela relação da imagem com o eu, a ficção, a própria imagem e o suposto estatuto de imortalidade. Como resultado, por meio do fetichismo metodológico, a pesquisa debate diferentes camadas narrativas da decorrente ficcionalização da vida, identificando um mercado de imagens e de pessoas que motiva, por sua vez, a produção de si; a incursão de si na realidade; a produção dos fatos e a transformação dos eventos em registro privado. O livro trata, portanto, da produção da vida como mercadoria, por meio da narrativa produzida cotidianamente nas redes sociais, considerando que a comunicação tecnologicamente mediada se estabelece por intermédio da imagem e pela dramatização, tendo como resultado perverso dessa técnica a ficcionalização da realidade social.

Laysmara Carneiro Edoardo

É Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo. As experiências de trabalho e estudo andejam a Sociologia da Cultura, tendo a Educação e a Juventude como o fiel da balança. Os estudos sobre a relação entre Imagem e Identidade também são uma constante ao longo da trajetória de investigações e análises, unindo os interesses pessoais e profissionais, como deve ser. Na Tese de Doutorado, da qual resulta esta publicação, a autora desenvolve o conceito inédito de Ficcionalização do Cotidiano, relacionando perspectivas clássicas da Sociologia da Cultura ao mundo contemporâneo das redes sociais.

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Ana Paula Hey

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Sumário

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