Design para uma educação inclusiva - Vol. 1

selo: Blucher Open Access | 2016 - 1ª edição - Volume 1

E-book disponível em

Sinopse

Afinal, de que serviriam todos os saberes parciais senão para formar uma configuração que responda a nossas expectativas, nossos desejos, nossas interrogações cognitivas?

—Edgar Morin

 

Nesta obra, assumimos o prefixo MULTI como palavra de ordem. Reunimos artigos resultantes de dez anos de discussões nos eventos SILID e SIMAR (Simpósios sobre Livros, Materiais, Recursos e Tecnologias em Educação), cujos objetos de estudo são multimeios, multimídias, multimodos e múltiplas práticas. Nosso objetivo é oportunizar aos agentes-sujeitos (professores, alunos, gestores em educação, bibliotecários, designers, editores) momentos de reflexão, revisão e ressignificação dos processos de criação, produção, oferta e uso de materiais, tecnologias e práticas de ensino-aprendizagem em educação.

Nossas propostas são a visita e a ação sobre o atual desenho da Educação no Brasil, pois pleiteamos aqui a constituição, de fato, de uma educação inclusiva, não no sentido de “repartir o espaço de ensino-aprendizagem com o diferente”, mas no sentido de entender que todos os agentes-sujeitos estão em situação de inclusão, pois cada um de nós carrega formas distintas de se constituir como cidadão que precisa formar um olhar capaz de aceitar a complexidade das situações reais, sem reduzi-las, sintetizá-las ou livrá-las de suas contradições.

Propomos aqui o diálogo entre disciplinas clássicas, como Educação e Letras, e contemporâneas, como o Design, como um caminho possível para a transcendência das dicotomias, em prol de todos aqueles que passam a maior parte de seus dias em espaços de ensino-aprendizagem que infelizmente ainda priorizam a exclusão em nosso país.

Jackeline Lima Farbiarz

Saiba mais

Alexandre Farbiarz

Saiba mais

Barbara Jane Wilcox Hemais

Saiba mais

Sumário

Detalhes do livro