Afinal, de que serviriam todos os saberes parciais senão para formar uma configuração que responda a nossas expectativas, nossos desejos, nossas interrogações cognitivas?
—Edgar Morin
Nesta obra, assumimos o prefixo MULTI como palavra de ordem. Reunimos artigos resultantes de dez anos de discussões nos eventos SILID e SIMAR (Simpósios sobre Livros, Materiais, Recursos e Tecnologias em Educação), cujos objetos de estudo são multimeios, multimídias, multimodos e múltiplas práticas. Nosso objetivo é oportunizar aos agentes-sujeitos (professores, alunos, gestores em educação, bibliotecários, designers, editores) momentos de reflexão, revisão e ressignificação dos processos de criação, produção, oferta e uso de materiais, tecnologias e práticas de ensino-aprendizagem em educação.
Nossas propostas são a visita e a ação sobre o atual desenho da Educação no Brasil, pois pleiteamos aqui a constituição, de fato, de uma educação inclusiva, não no sentido de “repartir o espaço de ensino-aprendizagem com o diferente”, mas no sentido de entender que todos os agentes-sujeitos estão em situação de inclusão, pois cada um de nós carrega formas distintas de se constituir como cidadão que precisa formar um olhar capaz de aceitar a complexidade das situações reais, sem reduzi-las, sintetizá-las ou livrá-las de suas contradições.
Propomos aqui o diálogo entre disciplinas clássicas, como Educação e Letras, e contemporâneas, como o Design, como um caminho possível para a transcendência das dicotomias, em prol de todos aqueles que passam a maior parte de seus dias em espaços de ensino-aprendizagem que infelizmente ainda priorizam a exclusão em nosso país.
Saiba mais
Saiba mais
Saiba mais
PREFÁCIO
PARTE I – MULTIMEIOS
Capítulo 1 – Tecnologias & Espaços: mediações de ensino-aprendizagem
Capítulo 2 – Tecnologias Digitais no Ensino Superior: das possibilidades e tendências à superação de barreiras e desafios
Capítulo 3 – Dispositivos móveis em ambientes didáticos
Capítulo 4 – A distância ou presencial: novos ambientes de aprendizagem
Capítulo 5 – As potencialidades pedagógicas e impactos das interfaces dos sistemas instrucionais nas tecnologias das linguagens humanas
PARTE II – MULTIMÍDIAS E MULTIMODOS
Capítulo 6 – Jogos Eletrônicos na Educação Formal: fantasia e controle para expectativas e perspectivas
Capítulo 7 – Narrativa nos jogos: uma oportunidade para autoria coletiva na escola
4 Design para uma educação inclusiva
PARTE III – MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS
Capítulo 8 – Temas contemporâneos: campos de conhecimento em diálogo
Capítulo 9 – Formação do professor para a Educação Inclusiva
PARTE IV – MÚLTIPLAS PRÁTICAS
Capítulo 10 – Design & Educação: objetos de ensino-aprendizagem potencializando inteligências múltiplas
Capítulo 11 – São Tomé e Príncipe: um espaço interdisciplinar de projeto