Todos os seres humanos têm o direito de ir e vir, de desfrutar igualdade de oportunidades, de realizar as suas tarefas pessoais e profissionais com autonomia e segurança. A partir dessa premissa, nos últimos anos, houve grande avanço buscando proporcionar acessibilidade em meios físicos, transporte, informação e comunicação. Sim, muito foi realizado... Mas, há um longo caminho a ser trilhado ao observar que as cidades e os meios digitais ainda não estão totalmente aptos a servir e incluir aqueles com mobilidade reduzida ou os deficientes (físico-motores, cognitivos, sensoriais ou múltiplos) em seu dia-a-dia. As pessoas deficientes lutam pelo direito ao exercício da cidadania, pela autonomia individual, pela plena e efetiva participação e inclusão na sociedade. Por isso, propiciar a acessibilidade e a inclusão é uma questão ética, de
responsabilidade social e está previsto em legislação. Acessibilidade e Inclusão são temas indispensáveis, atributos essenciais em todo projeto e jamais podem ser deixadas em segundo plano. Refletir e buscar ações eficazes no âmbito do Design, da Acessibilidade e da Inclusão tem sido o foco dos profissionais e pesquisadores autores dos trabalhos publicados neste livro, organizado por Vania Ribas Ulbricht, Luciane
Fadel e Claudia Regina Batista. Este livro apresenta uma coletânea com vinte trabalhos, distribuídos em três sessões: “Design, Inovação e Acessibilidade”,
“Acessibilidade e projeto inclusivo em sistemas digitais” e “Objetos de Aprendizagem Acessíveis”.
Design, Inovação e Acessibilidade
1. Ergodesign, ecoergonomia, acessibilidade e aprendizagem
2. Inovação e ergodesign com o foco na acessibilidade
6. Collaboration between generations in alternate reality games
4. El uso de la infografía en entornos educativos y de aprendizaje
5. You can’t see it if you don’t draw it
6. Estudo de padrões de interação para o design da interface iit
7. UX Designer: quem é este profissional e qual é a sua formação e competências?
Acessibilidade e projeto inclusivo em sistemas digitais
8. Universidad inclusiva:¿realidad o utopía?
9. Acessibilidade digital em foco: relato de uma experiência
10. Acessibilidade digital no programa ‘um computador por aluno’: a experiência da Paraíba
11. Requisitos para interação em ambiente digital bilíngue
12. Infografias para surdos e os segredos do mundo visível
13. Design de infográficos no contexto da educação de surdos: potencializando o resgate de conteúdos trabalhados em sala de aula
14. O potencial didático dos aplicativos de acessibilidade na educação inclusiva
Acessibilidade e projeto inclusivo em sistemas digitais
15. Experiência e sentido: o uso da infografia como objeto de aprendizagem acessível para surdos
16. Gamificação como estratégia na construção de objeto de aprendizagem em história em quadrinhos
17. Remediando objetos de aprendizagem: como acentuar a acessibilidade
18. Me anima um conto? Design, libras e o ensino de línguas orais a crianças surdas
19. Especificação de um projeto para desenvolvimento de objetos de aprendizagem interativo
20. Jogabilidade em jogos educacionais para crianças com discalculia