Design e artesanato: uma experiência de inserção da metodologia de projeto de produto - Vol. 1

Uma experiência de inserção da metodologia de projeto de produto

selo: Blucher Open Access | 2017 - 1ª edição - Volume 1

E-book disponível em

Sinopse

Mediante o estudo de caso Projeto Pitangaporã, foi realizada uma análise sobre o sistema produtivo de base artesanal e os cuidados a serem considerados no seu atual processo de incremento da produção, para a não descaracterização do artesanato, preservando os valores socioculturais inerentes a esta atividade. Da mesma forma, através de experiências em campo em ações de desenvolvimento de produtos artesanais, percebeu-se a necessidade de uma reflexão sobre as metodologias adotadas, considerando as estratégias para o desenvolvimento sustentável. A oportunidade de oferecer produtos competitivos, com técnica aprimorada, condições ideais de produção, atenção ao ciclo de vida, a inserção do produto no mercado, a capacitação e atualização profissional, são aspectos que caracterizam a carência de uma revisão dos procedimentos adotados nesta proposta de desenvolvimento socioeconômico.

O Projeto Pitangaporã consiste na implementação de grupos produtivos formados por famílias com crianças portadoras de necessidades especiais provenientes de comunidades menos favorecidas socioeconomicamente, planejando e desenvolvendo atividades de geração de renda. A proposta é possibilitar o fortalecimento de vínculos da criança com a sua família, e desta no contexto comunitário, trabalhar os princípios de independência.

Ana Luiza Cerqueira Freitas

Designer, mestre em Engenharia de Produção, é professora de ensino superior da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais desde 1995. Desenvolve pesquisas e atividades de ensino e consultorias nas áreas de processo criativo, design, produto, artesanato, valorização de território. Em 2008, na cidade de Montevidéu, Uruguai, recebeu o Prêmio Mercocidades de Ciência e Tecnologia 2007 pelo trabalho de pesquisa denominado Projeto Pitangaporã, que trata do estudo de uma estrutura metodológica de referência para ações de design no processo de inserção e incremento de grupos produtivos de base artesanal. Este prêmio é atribuído ao pesquisador cujo trabalho, de natureza tecnológica, de qualquer campo, tenha contribuído efetivamente para a solução de um problema relevante em uma das cidades integrantes da Rede Mercocidades e que tenha replicabilidade, ou seja, possa ser desenvolvido em outra cidade. Mercocidades é uma rede de cooperação horizontal integrada atualmente por 228 cidades de Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Bolívia e Peru, que promove o processo de integração regional do Mercosul através do intercâmbio de experiências.

Saiba mais

Sumário

Detalhes do livro

Uso de cookies neste site
Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao aceitar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Eu concordo