A formação do designer no Brasil iniciou-se na década de 1960, adotando como referência os conceitos de formação e o currículo da HFG - Escola de Ulm, cujo objetivo era formar um profissional formalista e técnico. Desde então, a proposta de formação do Designer passou por diversas alterações, assumido na última década caráter mais profissionalizante e mercadológico, desdobrando-se em múltiplas especialidades (mais de 460 em 2009). No caso da formação do Designer de Produto, a dificuldade de definição do perfil profissional demandado pelo setor produtivo tem levado a uma formação basicamente tecnicista, em detrimento da generalista, apesar do perfil demandado pelas indústrias apontar na direção de profissionais mais flexíveis e com maior capacidade de adaptação ao mercado. O objetivo deste estudo é, portanto, compreender como docentes que atuam na formação do Designer de Produto em três instituições do Sul do país, percebem a proposta de formação deste profissional em sua relação com o mercado. Este estudo procura apresentar uma analise desta relação e deste modo contribuir com a formação de profissionais e docentes que atuam na área do Design de Produto.
Nascido em 1974 é designer de produto diplomado pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP, 2001). Possui Especialização em Ensino da Expressão Gráfica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2004) e Mestrado em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB, 2009). Atualmente é professor e coordenador do curso de Design de Produto da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Tem experiência na área de Desenvolvimento de Produtos, Modelos, Gestão da Produção, com ênfase em Geometria Descritiva e Desenho Técnico.
Saiba mais
1 - INTRODUÇÃO
2 -CONSIDERAÇÕES FINAIS A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E TRABALHO E AS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO SUPERIOR
2.1. Educação e trabalho - Que relação?
2.2. Formação em educação superior e mercado de trabalho
2.3. Relação educação superior e trabalho na história do Brasil
2.4. Perspectivas de formação em educação superior
2.4.1. Formação Tecnista e Formação Generalista
3 - CONSIDERAÇÕES O DESIGN MODERNO E A FORMAÇÃO DO DESIGN NO BRASIL
3.1. Breve histórico e características atuais do Design
3.2. Concepções de Design e formação de Designers - Principais escolas
3.2.1. Bauhaus
3.2.1.1. Breve histórico e características
3.2.1.2. A formação na Bauhaus
3.2.2. A Escola Superior da Forma de Ulm - HFG
3.2.2.1. Breve histórico e características da HFG
3.2.2.2. A formação na HFG e sua contribuição para o ensino do Design
3.3. A entrada do Design no Brasil e a Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI)
3.3.1. A Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI)
3.4. Características do curso de Design no Brasil
4 - O PROFISSIONAL EM DESIGN- PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO
4.1. Procedimentos Teórico-Metodológicos
4.2. Contextualização dos cursos de Design pesquisados - Características da IES e dos currículos
4.2.1. Curso de Design da Universidade Federal do Paraná - UFPR
4.2.2. Curso de Design da Universidade Tuiuti do Paraná - UTP
4.2.3. Curso de Design da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
4.2.4. Visão geral dos cursos de Design de Produtos analisados
4.3. Formação em Design de Produto - A concepção dos docentes
4.3.1. Etapa 1: Perfil da formação profissional do docente
4.3.2. Etapa 2: Perfil da prática profissional
4.3.3. Etapa 3: Relação Curso Design com Mercado
4.4. Análise geral dos dados
5 - CONSIDERAÇÕES FINAIS
6 -REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
APÊNDICES