A coleção de textos e artigos [designCONTEXTO] Ensaios sobre Design, Cultura e Tecnologia, que a partir de 2016 passou a integrar um novo padrão de publicações eletrônicas e impressas da Editora Blucher, pretende, no universo das publicações acadêmicas e científicas, aumentar a integração e disseminar os valores da cultura do design.
Novos horizontes se abrem para que professores, pesquisadores e acadêmicos do mundo do design possam, por meio de seus textos, buscar um novo equilíbrio entre a teoria e práxis e refletir sobre as questões importantes do mundo contemporâneo, trazendo assim novas alternativas para a realidade brasileira.
É necessário um grande esforço e coordenação entre a comunidade acadêmica, instituições de ensino e mercado para que tais conhecimentos sejam disseminados em todos os âmbitos. Esse é o nosso compromisso.
Graduação em Desenho Industrial Projeto do Produto pela UFPE (1982), Mestrado em Design e Biônica pelo IED de Milão (1992), Doutorado em Ricerca in Disegno Industriale - Ph.D. pela Universidade Politécnico de Milão (2002) e pós-doutorado em Design e Biônica no IADE Universidade Europeia UNIDCOM Lisboa (2018/2019). Desde 1985 professor do Curso de Design da UFPE. Atualmente é professor associado IV, docente do Programa de Pós-Graduação em Design PPGD da UFPE. Coordena o Grupo de Pesquisa em Biodesign e Artefatos Industriais da UFPE. Experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Design e Biônica. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9138096051015150
Saiba mais
Apresentação
Capítulo 1
Bases Comuns do Design: uma discussão sobre o impacto e papel social do design
Marcela L’Amour | Pollyanna Andrade | Rafaela Queiroz | William Guedes
Capítulo 2
Design Methods Movement: as origens das pesquisas sobre métodos de projeto
Rafaela Sobral | Guilherme Azevedo | Mabel Guimarães
Capítulo 3
Sustentabilidade no século XXI: História e possibilidade de avanços através do PSS
Alberes Vasconcelos | André Arruda | Clarissa Borges
Capítulo 4
A influência do Design no Business Model Canvas: interfaces possíveis entre os campos do Design e da Administração
Erika Simona | Rodrigo Fernandes | Verônica Vargas
Capítulo 5
Design e Inovação Tecnológica na indústria de videogames: Nintendo, um estudo de caso
Rodrigo Brandão | Flávio Lima | Paula Lins
Capítulo 6
O design visceral, comportamental e reflexivo de Journey: análise de um jogo digital com foco no design emocional
Cecília da Fonte | Gabriele Santos | Matheus Luck
Capítulo 7
Biônica e Biomimética no contexto da complexidade e sustentabilidade em projeto
Natália Queiroz | Rafael Rattes | Rodrigo Barbosa
Capítulo 8
Metaprojeto como instrumento de gestão da complexidade no Design
Juliana Carvalho | Luiz Monte | Nathalie Mota