Neste livro o autor analisa as possibilidades de construir um grupo de trabalho do tipo colaborativo, a partir de um grupo de trabalho coletivo, constituído por formadores de professores que ministram a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral, numa instituição que tem como cultura escolar o individualismo. A partir dessa análise o autor busca alternativas para o desenvolvimento profissional de professores do ensino superior, em particular, de Cálculo Diferencial e Integral, que na maioria das vezes não têm uma formação específica como professor universitário, aprendendo a sê-lo num processo autodidata ou seguindo a rotina de seus professores. Ao final do estudo, considera diferentes possibilidades da transição do trabalho coletivo para o colaborativo e, entre elas, destaca: os objetivos em comum dos formadores, a necessidade da troca de experiência e da discussão de conhecimentos didáticos específicos da área de Cálculo Diferencial e Integral, a busca de apoio para enfrentar as mudanças curriculares necessárias, o clima de camaradagem e confiança construído pelo grupo, a busca de conhecimentos específicos do Cálculo Diferencial e Integral.
Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Mestre em Educação Matemática (PUC-SP). Licenciado em Matemática (PUC-SP) e Bacharel em Ciência da Computação. Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP. Professor Titular do Instituto Federal de Educação Tecnológica, atuando nos cursos de Engenharia e Licenciatura em Matemática. Assessor Pedagógico da Prefeitura de São Paulo, atuando principalmente na área de formação de professores de Matemática da Educação Básica. Participa do Grupo de Pesquisa: Desenvolvimento Curricular e Formação de Professores (PUC-SP) e lidera o Grupo de Pesquisa: Ensino de Ciências e Matemática (Federal-SP). Os temas de pesquisa são: Desenvolvimento Curricular e Formação de Professor.
Saiba mais
1 - Trajetória da construção de nossa pesquisa
Mudanças legais referentes à formação de professores no Brasil
A docência nos cursos de licenciatura em matemática
Configuração do problema de pesquisa
2 - Fundamentação teórica
Conhecimento e desenvolvimento profissional do professor
Cultura escolar: possibilidade de desenvolvimento profissional
Grupo de trabalho como possibilidade de desenvolvimento profissional: pesquisas na área de formação de professores
Aspectos didáticos sobre o cálculo diferencial e integral
3 - Metodologia da pesquisa
Panorama da pesquisa na área de formação de professores:
a(s) metodologia(s)
Definindo a metodologia de pesquisa para o estudo
Primeiros movimentos da pesquisa de campo
4 - Trajetória do grupo de trabalho
Constituindo o grupo
O investigador
Conhecendo os professores do grupo
5 - Encontros do grupo de trabalho
Campos de análise
Considerações finais
Síntese do estudo realizado
Os resultados obtidos
Reflexão final
Bibliografia