Desenvolvimento Profissional do Professor de Cálculo

selo: Blucher Acadêmico | 2009 - 1ª edição

Produto indisponível

Sinopse

Neste livro o autor analisa as possibilidades de construir um grupo de trabalho do tipo colaborativo, a partir de um grupo de trabalho coletivo, constituído por formadores de professores que ministram a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral, numa instituição que tem como cultura escolar o individualismo. A partir dessa análise o autor busca alternativas para o desenvolvimento profissional de professores do ensino superior, em particular, de Cálculo Diferencial e Integral, que na maioria das vezes não têm uma formação específica como professor universitário, aprendendo a sê-lo num processo autodidata ou seguindo a rotina de seus professores. Ao final do estudo, considera diferentes possibilidades da transição do trabalho coletivo para o colaborativo e, entre elas, destaca: os objetivos em comum dos formadores, a necessidade da troca de experiência e da discussão de conhecimentos didáticos específicos da área de Cálculo Diferencial e Integral, a busca de apoio para enfrentar as mudanças curriculares necessárias, o clima de camaradagem e confiança construído pelo grupo, a busca de conhecimentos específicos do Cálculo Diferencial e Integral.

Armando Traldi Junior

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Mestre em Educação Matemática (PUC-SP). Licenciado em Matemática (PUC-SP) e Bacharel em Ciência da Computação. Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP. Professor Titular do Instituto Federal de Educação Tecnológica, atuando nos cursos de Engenharia e Licenciatura em Matemática. Assessor Pedagógico da Prefeitura de São Paulo, atuando principalmente na área de formação de professores de Matemática da Educação Básica. Participa do Grupo de Pesquisa: Desenvolvimento Curricular e Formação de Professores (PUC-SP) e lidera o Grupo de Pesquisa: Ensino de Ciências e Matemática (Federal-SP). Os temas de pesquisa são: Desenvolvimento Curricular e Formação de Professor.

Saiba mais

Sumário

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9788561209643
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  138 páginas
  • Ano da Edição:  2009
  • Peso:  0.25 kg