Este livro só foi possível graças ao apoio do Edital CAPES/FAPITEC/PROMOB 10/2016 e traz questões sobre os desafios enfrentados na execução de pesquisas sociolinguísticas, principalmente os que se relacionam à constituição de banco de dados. Assim, o leitor encontrará uma breve retrospectiva sobre iniciativas que objetivaram debater questões sobre a constituição e disponibilização de corpora linguísticos; relatos sobre características de alguns bancos de dados; discussões sobre critérios que vêm sendo adotados na sua constituição; diferentes perspectivas de análises; propostas para a obtenção de dados, especialmente através de interação online como fonte de estudo da variação linguística; discussões de medidas para atenuar as dificuldades no que diz respeito à escassez de recursos para organizar corpora de grande e pequeno porte e disponibilizá-los à comunidade científica, às medidas de isolamento impostas pela pandemia do coronavírus e ao acesso a algumas comunidades.
Professora do Departamento de Letras Vernáculas, do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Graduada em Letras, mestre e doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, área de concentração Sociolinguística. Interesse pela investigação de fenômenos de variação e mudança linguística com ênfase nos aspectos socioestilísticos envolvidos, da emergência à regularização de seu uso, preferencialmente na interface funcionalismo/sociolinguística, em comunidades de práticas marcadas por relações de gênero. Foco em questões metodológicas relacionadas à coleta e constituição de amostras sociolinguísticas (gênese da entrevista sociolinguística; comunidades de fala e comunidades de práticas; modelagem e dimensionamento de amostras) e na dimensão estilística da variação. Avaliação de políticas públicas de avaliação em larga escala, com foco na aplicação dos resultados sociolinguísticos nos programas de ensino de língua materna (Provinha Brasil, Prova Brasil, ENEM).
Saiba maisSaiba mais
Saiba mais
1. Desafios da Constituição de Corpora Linguísticos
Silvia Figueiredo Brandão
2. Sociolingüística Virtual y el Tratamiento de la Variación y Cambio Lingüísticos Desde las Innovaciones Metodológicas para Obtención de Datos
Juan Manuel Hernández-Campoy, Belén Zapata-Barrero e Tamara García-Vidal
3. Portvix: Estratégias de Bancos de Dados para a Continuidade da Documentação em Pesquisas Sociolinguísticas
Leila Maria Tesch e Lilian Coutinho Yacovenco
4. Efeitos das Máscaras Faciais na Interação e a Compensação na Fala
Raquel Meister Ko. Freitag e Julian Tejada
5. Uma Experiência de Aplicação Remota do Discourse Completion Task: a Entoação do Português em Contato em Timor Leste
Marco Barone e Davi Borges de Albuquerque
6. Desvios Ortográficos: a Semivocalização da Lateral /L/ no Contexto do Ensino Privado
André Pedro da Silva e Yasmin Maria Macedo Torres Galindo