Olhar para os céus fascina, desde a mais remota Antiguidade. Na verdade, desde que o homem teve consciência de sua própria existência. É lá que nasceu a ciência prática da previsão do tempo, observando-se as constelações e sabendo-se em que época do ano se estava. Nessas mesmas constelações, encontramos os deuses, heróis, mitos. Procuramos nossa origem, nosso destino.
Apresentamos aqui o cosmos do ponto de vista da física, não sem um olhar um pouco mais lírico de mitos e esperanças do homem. O cosmos, que nem sempre foi ciência, veste-se aqui, como consequência das modernas leis da física, como ciência. Na China, a astronomia era considerada uma ciência humana, catálogo de efemérides. No ocidente, teve ambos os papéis, mas hoje o cosmos é visto como um teste de teorias físicas ao mesmo tempo em que usamos a física para melhor compreender nossa evolução.
Instituto de Física - Universidade de São Paulo Graduado (1975) e doutorado (1977) em Física pela Universidade de São Paulo. Foi pesquisador associado em Hamburgo, Copenhagen, Trieste, CERN (Genebra) e Fudan (Shanghai). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física das Partículas Elementares, Gravitação e Cosmologia, atuando principalmente nos seguintes temas: modelos integráveis, teoria da gravitação clássica, perturbações, energia e matéria escuras, buracos negros e holografia. Recebeu o premio Weisskopf do Instituto Abdus Salam, Trieste, em 1992.
Saiba maisInstituto de Matemática, Estatística e Computação Científica - Universidade Estadual de Campinas. Graduado (1989), mestrado (1991) e doutorado (1994) em Física pela Universidade de São Paulo. Livre-Docência (1999) em Física-Matemática pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professor Titular (MS-6).
Saiba mais
1 - As Origens nas Preocupações do Homem
2 - O Nascimento da Ciência Moderna: o Método Científico.
3 - A Mecânica de Newton e a Gravitação Universal
4 - Maxwell e o Eletromagnetismo
5 - As Grandes Revoluções Científicas do Século XX
6 - Novas Ideias Científicas e as Teorias Universais
7 - O Universo em Expansão
8 - A Visão do Século XXI
9 - Considerações Finais
Apêndice: Sistema Solar
Bibliografia