A presente dissertação foi originada da necessidade de análise de parâmetros ambientais e sua correlação com a produtividade em ambiente escolar. Através da pesquisa bibliográfica, efetuou-se a seleção do índice adequado para a medição ambiental, tendo sido escolhido o Índice de Bulbo Úmido e Termômetro de Globo (IBUTG).
A definição dos experimentos recaiu sobre a montagem de circuitos elétricos de pleno conhecimento da amostra, tendo sido previamente trabalhado a questão da eliminação de tempos inúteis, através de um pré-teste da metodologia e consequente preparação para a realização das tarefas. As montagens foram realizadas em um dos laboratórios do Curso de Eletrotécnica do CEFET-AL, com alunos voluntários já tecnicamente habilitados à instalação de sistemas de iluminação. Foram previamente selecionados dois circuitos elétricos, sendo um composto de uma lâmpada incandescente, acionada através de um sistema de interruptores do tipo three-way, e o outro constituindo-se de uma instalação completa de uma lâmpada fluorescente. O presente estudo, de caráter experimental, analisou a alteração do rendimento no grupo em questão, quando esse era submetido à variação da temperatura ambiental. Através da análise do tempo de execução da montagem dos circuitos, em diferentes temperaturas, inferiu-se uma alteração significativa, tendo sido observados valores semelhantes às referências bibliográficas que deram suporte teórico à presente dissertação.
Fernando Gustavo Alencar de Albuquerque Lins é engenheiro mecânico e de segurança do trabalho, e mestre em engenharia de produção. Professor do Instituto Federal de Alagoas, atua como consultor em empresas nas áreas de gestão de segurança, meio ambiente e saúde e também em perícias e avaliações judiciais e extrajudiciais. Na iniciativa privada, atuou em empresas como Petrobras, Telemar, Sococo, Continental Pneus, dentre outras, seja como projetista autônomo ou consultor em SMS. Desde 2006 também cadastrou-se na Junta Comercial de Alagoas como leiloeiro oficial e tem forte atuação perante a Justiça Federal de Alagoas, tendo elaborado e mantido um dos primeiros sistemas de leilão on line do país.
Saiba mais
CAPÍTULO 1 - Características da Pesquisa
1.1. Introdução ao tema
1.2. Aspectos estruturais da dissertação
1.3. Justificativa do estudo
1.4. Objetivo geral
1.5. Objetivos específicos
CAPÍTULO 2 - Revisão Bibliográfica
2.1. Evolução e conceituação da ergonomia no mundo
2.2. Evolução da ergonomia no Brasil
2.3. O estudo do conforto térmico
2.3.1. Os estudos internacionais
2.3.2. As normas internacionais sobre conforto térmico
2.3.3. Os estudos e normas no Brasil
2.3.4. Os estudos dos efeitos térmicos sobre o rendimento
2.4. O CEFET-AL - Um breve histórico da instituição
CAPÍTULO 3 - Metodologia
3.1. Tipo e natureza do estudo
3.2. Variáveis de investigação
3.3. Coleta de dados
3.4. Universo da pesquisa
3.5. Produtividade no ambiente escolar - delimitação da dissertação
3.6. Tratamento estatístico
3.7. A escolha dos experimentos
3.8. O ambiente da avaliação
3.9. Perfil do alunado observado
3.10. A preparação dos experimentos
CAPÍTULO 4 - Resultados
4.1. Resultados obtidos
4.2. Sobre a forma de apresentação dos resultados
4.3. Uma discussão sobre os resultados
CAPÍTULO 5 - Conclusões
5.1. Conclusões
5.2. Recomendações para futuros estudos
Referências Bibliográficas
Obras consultadas