Num momento em que as discussões sobre o professor formador, principalmente na Licenciatura em Matemática, têm poucas iniciativas, este livro traz avanços consideráveis. O estudo procurou mapear a constituição do professor como formador e suas condições de trabalho por meio de novos olhares, novas discussões, capazes de ir além de uma representação homogênia do nosso trabalho como formadores.
Os resultados obtidos, a respeito da constituição do professor como formador, apontam para um processo dinâmico, composto por diferentes momentos, pelos quais os sujeitos vão passando ao longo de sua trajetória pessoal e profissional. Também mostra que vários fatores têm afetado o trabalho e a condição docente dos entrevistados e apontam para sua intensificação, fragmentação, isolamento e controle, com a ilusão de uma falsa autonomia e liberdade de trabalho.
A obra é dedicada especialmente aos professores formadores e aos pesquisadores da área de formação de professores, sendo útil aos Programas de Mestrado e Doutorado das áreas de Educação e Educação Matemática.
possui Licenciatura em Matemática (1989), mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba (2004) e doutorado em Educação Matemática pela Pontífica Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática (2010-2012). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática e desenvolve pesquisa na área de formação de professores, com interesse nas temáticas de formação e trabalho docente, constituição da profissionalidade e identidade profissional, ensino de matemática, ludicidade, cursos de licenciatura e educação a distância.
Saiba mais