Concepções e proposições em Psicologia e Educação

A trajetória do Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

selo: Blucher Open Access | 2017 - 1ª edição

E-book disponível em

Sinopse

Esta obra representa não apenas o registro de investigações e reflexões associadas ao percurso histórico do Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da USP, mas também (...) a possibilidade de uma prática universitária que alia qualidade de produção acadêmica e engajamento social; formação inicial e pesquisa; prestação de serviços, reconfiguração de campos epistemológicos e perspectivas de atuação. E, ao assim fazer, nos alerta para o perigo de persistir
numa visão empobrecedora da atuação pública universitária, hoje empobrecedora, na medida em que reduz o ideal de uma experiência formativa à transmissão de conhecimentos e técnicas – na maior parte das vezes como meros protocolos
abstratos! – incapazes de atribuir sentido a um percurso profissional e adequação ao mundo onde serão tecidos.

Adriana Marcondes Machado

Professora Livre Docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo com participação na formação da graduação e da pós-graduação. Coordena o Serviço de Psicologia Escolar do IPUSP e o grupo de pesquisa Escrita e Formação. 

Saiba mais

Ana Beatriz Coutinho Lerner

Saiba mais

Paula Fontana Fonseca

Saiba mais

Sumário

Detalhes do livro