A obra "Comunicação Multimodal e Cinema" se propõe a analisar os modos de concepção e significação do homem no mundo contemporâneo, em que a pluralidade de semioses se organizam para a construção de sentidos. Tomando como objeto a produção cinematográfica, discute como o homem produz sentidos, concebe e significa a si e ao mundo, a partir da pluralidade semiótica que tipifica os processos comunicativos na atualidade. O leitor vai encontrar neste trabalho de Haenz Gutierrez Quintana uma apresentação e discussão consistente acerca da Teoria da Comunicação Multimodal proposta por Kress e Van Leween no campo da semiótica social, envolvendo, também, abordagens discursivas ao analisar o site de cinema, o trailer, o cartaz e os diferentes modos de promoção do filme na era digital como textos que, por si têm existência relativamente autônoma ao filme, ao tempo em que suas relações intertextuais sugerem enquadres específicos de significação.
É Doutor e Mestre em Multimeios pela UNICAMP. Graduado em Design pela Universidade Nacional da Colômbia. Docente do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia. Vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade; Coordenador do Laboratório de Tecnologias Educacionais do IHAC/UFBA. Membro do Conselho Editorial da Revista Eletrônica Studium e da Revista Actas de Diseño. Atua como realizador e pesquisador nas áreas de Design, Comunicação Multimodal, Semiótica, Cultura, Cinema, Vídeo, Fotografia e Tecnologias Educacionais.
Saiba mais
INTRODUÇÃO
1 REFERÊNCIAS TEÓRICAS, MÉTODOS E PROCEDIMENTOS
1.1. Referências Teóricas
1.1.1 Comunicação, Propaganda e Cinema
1.1.3. Texto, Hipertexto e Intertextualidade
1.1.4. A Comunicação Multimodal
1.2. Métodos e Procedimentos
1.2.1. A pesquisa qualitativa
1.2.2. O Estudo de Casos
1.2.3. Fase exploratória
1.2.4 Análise dos dados
1.2.5 Critérios e seleção dos sites
Sites (pre) selecionados
2 MARKETING DE CINEMA: A PROMOÇÃO DE FILMES
2.1. Considerações sobre o sistema de Marketing do cinema.
2.1.1 Campanhas publicitárias.
2.1.2 Ações de Relações Públicas, Assessoria de Imprensa e participação em festivais de cinema.
3 O SITE DE CINEMA: A PROMOÇÃO DE FILMES NA ERA DIGITAL
3.1. O Site de Cinema.
3.1.1. The Net Blair Wit
3.1.2. Navegar é Essencial.
3.2 Interfaces, Modalidades, e Sites de Cinema.
3.2.1. Teoria Multimodal da Comunicação
3.3. A Sinopse como Modalidade Discursiva em Sites de Cinema.
3.4 O Trailer no Sistema de Marketing de Cinema
3.4.1 À Procura do Quinto Elemento
3.5. Leituras Fotogramáticas: Film Stills; Galeria de Fotos.
3.6. A Trilha Sonora na produção de sentido.
3.6.1 A Trilha Sonora e os Sites de Cinema
3.7. Por trás do olho da câmera.
4 A.I. ARTIFICIAL INTELLIGENCE: ESTUDO DE CASOS
4.1. Imagem e semelhança.
4.2. A Inteligência dos Discursos da Ciência na Ficção.
4.3. Inteligência Artificial: Questão de Ética e Responsabilidade
4.4. O Design Multimodal do Site A.I.
4.4.1. Formas e Discursos
4.4.2. Os Trailers da A. I.: caleidoscópios multimodais de sentido.
4.4.3. Olá, meu nome é Chatbot
4.4.5. A Legitimidade do Amor às Máquinas
4.4.6. Robótica Secular
4.4.7. A Arte do desaparecimento
4.4.8. Mergulhe no jogo
4.4.9. Ancorando na realidade
4.5. "The Beast of Alternate reality"
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANEXOS