Psicoterapia psicanalítica com crianças autistas, borderline, desamparadas e que sofreram abuso
R$ 119,00
ou até 2x de R$ 59,50
Crianças com mentes e corpos agredidos por abuso sexual, violência ou negligência; prejudicadas por sua própria e misteriosa sensibilidade exagerada a privações menores, com profundo desespero e ceticismo. Todas podem experimentar uma forma de desespero profundo e cinismo que requer tratamento a longo prazo e testa os limites da resistência do psicoterapeuta.
Em Companhia viva, Anne Alvarez reflete a respeito de seus trinta anos de experiência no tratamento de crianças e adolescentes autistas, psicóticos e borderline com o método da psicoterapia psicanalítica. Baseada em sua extensa experiência como psicoterapeuta infantil na Clínica Tavistock, a autora produziu um livro profissionalmente poderoso e iluminador, que desperta o interesse de todos os profissionais envolvidos com crianças e adolescentes e de qualquer pessoa interessada no desenvolvimento da mente.
É psicanalista de crianças e adolescentes e já atuou como copresidente do setor de autismo na Clínica Tavistock, em Londres, e como professora visitante no departamento de neuropsiquiatria infantil na Universidade de Turin. Atualmente é professora visitante e palestrante na Clínica Tavistock e no Curso de Formação de Analistas de Crianças e Adolescentes da Sociedade Psicanalítica de São Francisco.
Também é autora de Companhia viva (Blucher, 2020).
Saiba mais
Prefácio
Agradecimentos
Introdução: Avanços recentes na psicanálise
1. A longa queda
2. Vida vegetal e despertares
3. Tornando-se vertebrado
4. Desenvolvimento da mente
5. Reivindicação e companhia viva
6. Tornando o pensamento pensável
7. O problema da nova ideia
8. Uma visão de “defesa” em termos de desenvolvimento
9. O anjo necessário
10. Depressão clínica e desespero
11. Alguns precursores de reparação na criança endurecida e destrutiva
12. Abuso sexual infantil
13. Além do princípio do desprazer
14. Sonhos e mentiras selvagens
15. Autismo
16. Ritos e rituais no autismo
Apêndice 1
Apêndice 2
Referências
Índice onomástico
Índice remissivo