Este é um livro sobre bancos de dados (BD)para todos os tipos de leitores: desde o leigo total em processamento de dados que tem curiosidade em saber o que são BD, o usuário que sabe usar um editor de textos e a internet e gostaria de conhecer os conceitos e as práticas de BD, até o projetista de BD que quer melhorar sua técnica, e o especialista em BD que gostaria de aprender os conceitos de sua área ou aprofundar seus conhecimentos sobre vários tópicos da mesma. É indicado também àquele que aprendeu a implementar BD "fazendo", pois poderá finalmente conhecer e compreender os conceitos envolvidos em sua atividade, provavelmente melhorando seus produtos. Pode servir de texto para cursos de BD tanto de nível técnico, como de graduação e de pós-graduação; objetivando essa finalidade, foram introduzidos inúmeros exercícios para os quais, propositadamente, não será disponibilizada a solução, pois isso prejudicaria o esforço pessoal e aprendizado dos alunos. Obviamente, os exercícios servem para o autodidata fazer algo com os conhecimentos adquiridos e testá-los.
É engenheiro, tendo concluído sua graduação na Escola Politécnica da USP em 1984. Entre 1985 e 1989 atuou em diversas empresas. A partir de 1989 passou a dedicar-se integralmente à docência e pesquisa, atividades que desenvolve até hoje. Em 1992 concluiu o PhD em Inteligência Artificial na University of Edinburgh e ingressou como docente no Departamento de Ciência da Computação da USP. Em 1999 concluiu a livre-docência na USP, sendo desde então professor associado naquela Universidade.
Saiba maisMembro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, foi um dos pioneiros no ensino e pesquisa em Ciência da Computação no Brasil, área em que atua desde 1964. Formou-se em Engenharia Eletrônica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e doutorou-se na Universidade de São Paulo (USP), onde é Professor Titular Sênior do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME). Foi professor visitante nas Universidades do Texas em Austin, Estados Unidos, e de Stuttgart, na Alemanha. Exerceu vários cargos de direção na USP, tendo sido o fundador e diretor do antigo Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP, do Centro de Ensino de Computação do IME e introdutor do projeto Embaixadores da Matemática do IME. Tem 13 livros técnicos e educacionais publicados no Brasil e no exterior. Foi consultor de várias empresas, entre elas o Serpro, Prodesp, Promon, IPT e PCA Engenharia de Software. Tem proferido inúmeras palestras sobre temas técnicos, educacionais e filosóficos.
Saiba mais
1 - Níveis de abstração; estudo de caso
2 - O modelo conceitual de entidades e relacionamentos
3 - O modelo relacional normalizado
4 - Linguagens de acesso ao modelo relacional
5 - Estudo de caso de implementação no Microsoft Access 2000
6 - O modelo relacional não-normalizado
7 - Bancos de dados multidimensionais
8 - Bancos de dados orientados a objetos
9 - Projeto ascendente de tabelas relacionais e as formas normais
10 - Implementação de índices
11 - Uso de bancos de dados pela Internet
Referências
Índice remissivo