Iniciou vida acadêmica em 1968, como aluno da Escola Politécnica da USP, desistindo mais tarde do curso de Engenharia Civil e concluindo o Bacharelado em Física no Instituto de Física em 1972. Concluiu o Mestrado em Física Nuclear em 1977 e o Doutorado em Física de Plasmas em 1983, ambos no Instituto de Física da USP.
Em 1971, iniciou atividades de pesquisa científica no Laboratório do Acelerador Linear do IFUSP, tendo trabalhado no desenvolvimento de técnicas de deteção de fragmentos de fissão, medições de distribuições angulares e seções de choque para eletro e fotofissão e cálculos teóricos de barreiras de fissão e meias vidas para fissão espontânea e isomérica de elementos pesados. A partir de 1978, passou a trabalhar em Física de Plasmas, tendo participado do projeto e construção do Tokamak TBR-1 e desenvolvido trabalhos teóricos e experimentais em diagnósticos de plasmas por meio de bobinas magnéticas e por meio de polarimetria com microondas ou com laser de radiação infravermelha submilimétrica.
E professor universitário desde 1975, em várias disciplinas teóricas ou experimentais. Mas, sempre se dedicou bastante ativamente aos cursos de Laboratório de Física Geral do IFUSP, organizando cursos, montando novos experimentos e escrevendo apostilas para as aulas.