Este livro foi escrito por pessoas que pesquisam, trabalham, convivem com pessoas com TEA – Transtorno do Espectro Autista. Fruto da discussão do II Simpósio sobre Ambientes de Aprendizagem para Crianças Autistas, que aconteceu em setembro de 2014 na Universidade Federal Fluminense, Polo Universitário de Volta Redonda, a obra envolveu um grupo de 15 autores de associações e universidades de várias regiões do país.
Os temas abordados por psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, médicos e familiares trouxeram informações sobre o diagnóstico e a intervenção precoce, a compreensão da aquisição da linguagem e apresentaram as possibilidades terapêuticas e a legislação sobre autismo.
Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo, mestrado em Lingüística Aplicada ao Ensino da Língua Materna pela Universidade de Taubaté, especialização em Língua Portuguesa pela Fundação Rosemar Pimentel, graduação em Pedagogia e em Letras (Português/Inglês) pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Lingüística e Língua Portuguesa, atuando principalmente nas seguintes subáreas: Lingüística Geral; Lingüística Textual; Oralidade e Escrita. Além disso, tem experiência também na área de Educação, na qual desenvolve pesquisas sobre linguagem e autismo.
Saiba maisProfessor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo, mestrado em Lingüística Aplicada ao Ensino da Língua Materna pela Universidade de Taubaté, especialização em Língua Portuguesa pela Fundação Rosemar Pimentel, graduação em Pedagogia e em Letras (Português/Inglês) pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Lingüística e Língua Portuguesa, atuando principalmente nas seguintes subáreas: Lingüística Geral; Lingüística Textual; Oralidade e Escrita. Além disso, tem experiência também na área de Educação, na qual desenvolve pesquisas sobre linguagem e autismo.
Saiba maisPossui doutorado em Engenharia de Sistemas e Computacao pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Linguagem Formais e Autômatos. Atualmente também trabalha na área de Redes Neurais Artificiais, Neurociência Computacional e Autismo.
Saiba maisPossui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (2002), Licenciatura Em Química pela Universidade Salgado de Oliveira (2004), Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Química Orgânica pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Fisico Química Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: efeitos de substituintes, efeitos estéricos, modelagem molecular e RMN. Atualmente é professora adjunta do departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal Fluminense - Pólo Universitário de Volta Redonda.
Saiba maisPossui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (2002), Licenciatura Em Química pela Universidade Salgado de Oliveira (2004), Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Química Orgânica pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Fisico Química Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: efeitos de substituintes, efeitos estéricos, modelagem molecular e RMN. Atualmente é professora adjunta do departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal Fluminense - Pólo Universitário de Volta Redonda.
Saiba maisPossui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Comunitária e Gestalt-terapia, atuando principalmente nos seguintes temas: crianças, abordagem gestáltica, contemporaneidade, relações dialógicas, infância e adolescência.
Saiba maisPossui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Comunitária e Gestalt-terapia, atuando principalmente nos seguintes temas: crianças, abordagem gestáltica, contemporaneidade, relações dialógicas, infância e adolescência.
Saiba maisSaiba mais
1. A LEI DA ESPERANÇA
2. CONVERSANDO SOBRE AUTISMO – RECONHECIMENTO PRECOCE E POSSIBILIDADES TERAPÊUTICAS
3. BASES TEÓRICAS DO DESENVOLVIMENTO PRÉ-LINGUÍSTICO: IMPLICAÇÕES PARA O DIAGNÓSTICO PRECOCE DO AUTISMO
4. DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO PRECOCE NO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: RELATO DE UM CASO
5. ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE TRANSTORNOS DE ESPECTRO DO AUTISMO E ACESSIBILIDADE ATITUDINAL
6. ACESSIBILIDADE ATITUDINAL: UMA CONTRIBUIÇÃO DA FONOAUDIOLOGIA PARA PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO
7. POSSIBILIDADES DO USO DE JOGOS DIGITAIS COM CRIANÇA AUTISTA: ESTUDO DE CASO
8. AVALER: A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA ESTIMULAR O LETRAMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
9. CO USO DE PLANILHA DE REGISTRO DE LEITURA DE HISTÓRIA INFANTIL DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
10. AMBIENTE DIGITAL DE APRENDIZAGEM PARA CRIANÇAS AUTISTAS (ADACA)