Arquitetura do espaço cenográfico - Cinema e Ficção Científica esta inserida no eixo do processo comunicativo e perceptivo que os Filmes de ciência ficção transmitem em termos de cenários que possibilitam a interação entre realizadores, cenógrafos e público receptor. A análise das cenografias dos filmes buscou elementos significativos na projeção de um olhar que antecipa o futuro.
A abordagem transita pelos efeitos do cinema desde sua origem, passando pelas experiências da imagem em movimento que o diferenciou dos outros espetáculos do século XIX, aos filmes de ficção científica no século XX, período que se estabeleceram os elementos da linguagem cinematográfica, tendo a cenografia como elemento relevante. "Arquitetura Cenográfica" retoma os antecedentes dramáticos do cenário, de sua topologia artesanal e das transformações dos espaços, e torna-se um lugar para a criação artística e cultural que prefigura o devir do tempo e do espaço graças ao valor performático da ficção.
Graduada em Educação Artística/Desenho pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (1986), Mestra em Comunicação pela UNIP (2002) e doutoranda do programa Educação, Arte e História da Cultura do Mackenzie-SP. Atualmente é docente do Belas Artes-SP, nos cursos de Design de Interiores e Design de Moda. Desenvolve figurino e cenografia junto a instituições culturais.Atua como profissional nas áreas de Design de Produto e Design de Interiores. Também ministra aula nos cursos: MBA em Produção e Criação em Moda e curso de especialização em Design de Interiores da FAAP.
Saiba mais
INTRODUÇÃO
1 - A IMAGEM DO ESPAÇO EM MOVIMENTO
1.1 Percepção e Cinema
1.2 Origens do Cinema
1.3 Arte e Cinema
2 - ARQUITETURA CENOGRÁFICA
2.1 Antecedentes dramáticos do espaço cenográfico
2.2 Topologias da cenografia
2.3 A cenografia como espaço de criação
3-EFEITOS ESPACIAIS DA MEDIAÇÃO CINEMATOGRÁFICA NA CONSTRUÇÃO DE CENOGRAFIAS DE FILMES CONTEMPORÂNEOS
2001, Uma odisseia no espaço - Início e fim da profecia entre o homem e o universo
Blade Runner, o caçador de androides - A complexa textura expressiva de uma realidade possível
Matrix e o universo codificado da ciência-ficção - A criação virtual de uma realidade paralela
CONSIDERAÇÕES FINAIS
BIBLIOGRAFIA