Decidir é um ato que afeta o futuro das pessoas e organizações. Más decisões podem representar perdas e problemas cujos efeitos se propagam no tempo e, em geral, acarretam novos problemas que poderiam ser evitados. A tomada de decisão, portanto, deve, sempre que possível, ser amparada por métodos e ferramentas que possam contribuir para a sua melhor qualidade.
O presente livro aborda, especificamente, situações em que as decisões devem ser tomadas sob incerteza quanto à realidade em que o problema se coloca. Uma adequada modelagem no que diz respeito a essas possíveis realidades, identificando-as devidamente e atribuindo-lhes probabilidades quanto às suas possibilidades de serem verdadeiras, pode ser, portanto, muito útil. Feito isso, análises estatísticas convenientes orientam quanto à melhor decisão a tomar, incluindo ou não a possibilidade de experimentações de apoio.
Outro aspecto a se considerar relaciona-se à subjetividade com que indivíduos, ou mesmo organizações, encaram a preferência pelos possíveis resultados. Tal fato leva à consideração das verdadeiras utilidades desses resultados, como forma de adaptar o modelo de decisão às preferências de cada agente, por meio da Teoria da Utilidade.
Outros tópicos correlatas a essa problemática são também abordados no livro, como a Inferência Bayesiana, a questão das distribuições conjugadas e uma introdução à Teoria dos Jogos, em que se verificam situações nas quais decisões devem ser tomadas concomitantemente por agentes em momentos de conflito ou antagonismo. Trata-se, pois, de uma obra de sumo interesse para as pessoas, empresas ou organizações em geral que estejam envolvidas com a questão da tomada de decisão em sua vida ou em seus negócios. 0 conhecimento dos assuntos nela tratados e o uso da adequada metodologia para respaldar as decisões a tomar devem representar uma vantagem plenamente justificável pela melhoria sistemática dos resultados obtidos a médio e longo prazo.
1 - Introdução
2 - Revisão de Probabilidades
2.1. Espaço amostral - Eventos
2.2. Probabilidade
2.3. Probabilidade condicionada - Eventos independentes
2.4. Lei da probabilidade total - Teorema de Bayes
2.5. Variáveis aleatórias - Média e variância
2.6. Distribuições de probabilidades comuns
2.7. Exercícios propostos
3 - Introdução à Teoria da Decisão
3.1. O caso do jogo de futebol
3.2. O critério de maximização do valor esperado
3.3. Solução geral do problema
3.4. Clarividência ou informação perfeita
3.5. Experimentação
3.6. Forma normal de análise
3.7. Estratégias puras e mistas
3.8. Dominância e admissibilidade
3.9. Solução pela análise da forma normal
3.10. Outros critérios de decisão
3.11. Exercícios propostos
4 - Teoria da Utilidade
4.1. Introdução
4.2. O equivalente certo
4.3. Axiomas da Teoria da Utilidade
4.4. Determinação da função de utilidade
4.5. O problema de João com utilidade
4.6. Exercícios propostos
5 - Mais sobre a Teoria da Utilidade
5.1. Considerações gerais
5.2. Coeficiente de aversão ao risco
5.3. Função de utilidade exponencial
5.4. Utilidade logarítmica
5.5. Utilidade raiz quadrada
5.6. Utilidade quadrática
5.7. Valor da experimentação com utilidade
5.8. Loterias contínua
5.9. Expressão aproximada para X
5.10. Preço de compra e reço de venda
5.11. A "bomba de dinheiro"
5.12. O problema do seguro
5.13. A divisão do risco
5.14. O elemento tempo
5.15. Exercícios propostos
6 - Inferência Bayesiana
6.1. Introdução
6.2. Generalizações do Teorema de Bayes
6.3. O significado do Teorema de Bayes para a Inferência Estatística
6.4. Interpretação dos termos da fórmula de Bayes
6.5. Princípios da máxima verossimilhança e de Bayes
6.6. Inferência Bayesiana com função de perda quadrática
6.7. O procedimento geral
6.8. Teorema da conservação da variância
6.9. Exercícios propostos
7 - Distribuições Conjugadas
7.1. Estatísticas suficientes
7.2. Famílias conjugadas
7.3. O processo de Poisson
7.4. O processo normal
7.5. Tamanho da amostra
7.6. Exercícios propostos
Apêndice: Introdução à Teoria dos Jogos
Respostas aos exercícios
Referências bibliográfica