A partir da década de 80, as transformações ocorridas no cenário político e econômico internacional, associadas às mudanças do processo produtivo, exerceram um impacto negativo principalmente para a economia das regiões mais industrializadas do país. Além disso, o processo de descentralização política acentuou ainda mais os problemas de organização dos estados e municípios brasileiros.
Neste contexto, vislumbrou-se uma tendência à formação de novos arranjos institucionais de integração horizontal envolvendo a participação do poder público e demais setores da sociedade civil, com objetivo de promover a recuperação do tecido econômico e social destas regiões.
A articulação política regional desenvolvida no Grande ABC Paulista indica a constituição de uma nova dimensão da política no plano da integração regional. Os resultados que se apresentam confirmam a hipótese de que esta experiência pode ser considerada referência, uma alternativa política com vistas à formação de um novo pacto federativo no Brasil.
Doutora em Ciência Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui mestrado e graduação em Ciências Sociais pela PUC-SP. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política contemporânea, pesquisando e atuando em assuntos relacionados aos temas: Política Regional, Planejamento Governamentais, Relações Intergovernamentais, Políticas Públicas e Análise Institucional. Atualmente é coordenadora de Planejamento e Gestão do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.
Saiba mais
INTRODUÇÃO
O início de um Novo tempo
Estruturação da Pesquisa
CAPÍTULO I
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC no contexto
do federalismo brasileiro
A formação e evolução do Consórcio Intermunicipal GABC
A nova regulamentação dos Consórcios públicos
O consórcio público e a questão metropolitana
CAPÍTULO II
A Câmara Regional: novos atores em cena
A formação e os precedentes da câmara regional
Sociedade civil e democratização dos espaços públicos
O Planejamento Regional Estratégico e o resultado
dos acordos regionais
CAPÍTULO III
O desenvolvimento econômico regional
As propostas de um novo modelo de desenvolvimento regional
Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC: principais
resultados e grandes desafios
CAPÍTULO IV
Os limites e potencialidades da experiência regional do Grande ABC
CONSIDERAÇÕES FINAIS
BIBLIOGRAFIA
LISTA DE FIGURAS/QUADROS/TABELAS