A clínica winnicottiana

Os casos difíceis

selo: Blucher | 2025 - 1ª edição

Pré-Lançamento

Avise-me quando esse produto chegar.

Sinopse

Este livro é um chamado para os analistas que já se sentiram perdidos, exaustos e tentados a pensar: “não tenho mais nada a oferecer a esse paciente”. Que, muitas vezes, se viram à deriva, desafiados por casos que bagunçam a ordem do consultório e exigem mais do que teorias — pedem uma presença viva e verdadeira, uma disposição genuína para o inesperado. Escrever sobre casos difíceis é, afinal, falar sobre os limites do saber e a beleza de encontrar, no meio da incerteza, a chance de um gesto espontâneo que transforma tanto o paciente quanto o próprio analista.

Os autores

Alexandre Patricio de Almeida

Psicanalista, membro da International Winnicott Association (IWA). Mestre e doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Autor de diversos artigos científicos e dos livros “Perto das trevas: a depressão em seis perspectivas psicanalíticas” (Blucher, 2022), e do best-seller “Psicanálise de boteco: o inconsciente na vida cotidiana” (Paidós, 2022), dentre outros. Criador do podcast “Psicanálise de boteco”. Atualmente, realiza um estágio de pós-doutorado na PUC-SP, trabalhando com a comparação das diferentes linhagens psicanalíticas. Publicou, recentemente, pela editora Blucher (2023), as obras: “Por uma ética do cuidado: volume 1 (Ferenczi) e volume 2 (Winnicott)”. Coordena a coleção "Divã democrático", da editora Zagodoni.

Saiba mais

Alfredo Naffah Neto

Psicanalista. Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor titular da PUC-SP no Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica, núcleo Método Psicanalítico e Formações da Cultura. Autor de diversos livros e artigos sobre psicanálise. Atualmente, realiza um estudo comparativo entre as diferentes linhagens psicanalíticas, focado na articulação entre a teoria e a clínica de cada uma delas; relações entre psicanálise e música (ópera e música popular, principalmente), como articulações entre a vida e a obra de artistas importantes (cantores, músicos, compositores), comparações entre a escuta musical e a escuta psicanalítica etc. Também é professor e supervisor do Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana (IBPW) e da International Winnicott Association (IWA), colaborando atualmente na formação de psicanalistas chineses.

Saiba mais

Filipe Pereira Vieira

Professor universitário. Mestre e doutorando em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Autor de diversos artigos científicos e de capítulos de livros. Co-criador do podcast “Psicanálise de boteco”. 


Saiba mais

Sumário

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9788521225980
  • Acabamento:  Brochura
  • Ano da Edição:  2025