Setores de destaque no cenário econômico mundial (indústrias, portos,...) tem no seu cerne um elo fundamental: acionamentos baseados em motores elétricos (AEs). A evolução dos AEs a partir do advento da eletrônica de potência, que culminou com o uso extensivo dos motores de indução, introduz contribuições científicas, tecnológicas e de inovação a mais de cinco décadas. A busca por desempenhos superiores, e ao mesmo tempo da redução do consumo de energia, conferem a este campo um caráter multidisciplinar, com um olhar no desenvolvimento sustentável. Este trabalho aborda um estudo de caso com foco nas técnicas de controle, em um sistema de servoposicionamento utilizando motor de indução trifásico, o mais robusto e barato dentre seus pares. A moderna lógica fuzzy é empregada no projeto dos controladores, e quando comparada à técnica de controle PI, que é uma das mais utilizadas, exibe resultados melhores em diversas situações.
Simulações e experimentos são feitos a fim de demonstrar as melhorias introduzidas pelo controle baseado em lógica fuzzy.
O Professor José Mário Araújo é graduado em Licenciatura Plena em Eletricidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB, 1996) e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2003). Atualmente é professor da área de tecnologia em eletro-eletrônica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. É membro do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) e da International Association of Engineers IAENG). Tem experiência acadêmica na área de Engenharia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas lineares e Controle Linear.
Saiba mais
1. Introdução
2. Controle vetorial indireto e servomecanismos
2.1 Generalidades
2.2 Controle vetorial ou por orientação de campo
2.2 Sintonia do ganho de escorregamento
2.3 Servomecanismos
2.4 Algumas aplicações do controle de posição
2.4.1 Elevadores
2.4.2 Máquinas-ferramenta
2.4.3 Robôs industriais
2.4.4 Pontes rolantes
3. Lógica "fuzzy" em controle
3.1 Visão geral
3.2 Raciocínio e controle "fuzzy"
3.3 Esquema prático de inferência "fuzzy"
3.4 Controladores "fuzzy" vs. controladores clássicos PID 47
4. Estudos de simulação
4.1 Modelo dinâmico do motor de indução trifásico
4.2 Inversor PWM senoidal (SPWM)
4.3 Redução de ordem e linearidade devido ao controle vetorial indireto
4.4 Determinação dos ganhos dos controladores PI
4.4.1 Malha de corrente
4.4.2 Malha de velocidade
4.4.3 Malha de posição
4.5 Projeto dos controladores "fuzzy"
4.5.1 Controlador de velocidade
4.5.2 Controlador de posição
4.5.3 Malha de sintonia do ganho de escorregamento
4.6 Resultados de performance dinâmica
4.7 Sintonia do ganho de escorregamento
5. Estudos experimentais
5.1 Funções básicas do TMS320F240 para controle de motores
5.1.1 Módulo gerenciador de eventos (EVM)
5.1.2 Conversores analógico-digitais (A/D)
5.2 Circuitos adicionais auxiliares
5.2.1 Circuitos de medição de tensões e correntes
5.2.2 Interface para "gate drivers"
5.3 Modulação "space vector" PWM (SVPWM)
5.4 Estimação da velocidade e geração do angulo θe 78
5.5 Descrição sumária do "software" de controle
5.5.1 Rotina principal - INT2 (EV_ISR_A)
5.5.2 Interrupção pelo sinal do "encoder" - INT4 (EV_IRS_C)
5.5.3 Escalas
5.6 Resultados experimentais
6. Conclusões
Referências bibliográficas
Anexos
Anexo A - Digrama de simulação do servomercanismo
Anexo B - Listagem do programa em assembly para TMS320C/F240 94