Desafios para a Sociedade Contemporânea
O presente livro trata da consciência ecológica como caminho para contribuir na qualificação da formação profissional do Assistente Social. Apresenta a teoria da Complexidade como orientação para a construção desta problemática, a partir da análise do estudo de caso feito da prática de um Assistente Social em uma comunidade sustentável. Muito mais que trazer respostas prescritivas, este livro busca problematizar, chamar a atenção para a necessidade do Serviço Social, em especial, o campo da formação dos Assistentes Sociais, dialogar com outras correntes teóricas, com outros aspectos da dinamicidade do real e com outros modos de intervir, de construir e desenvolver saberes. Com base na pesquisa qualitativa, utilizaram-se entrevistas semi-estruturadas com moradores de uma comunidade sustentável, diário de campo, observação participante e fotografias que forneceram o material empírico para análise do cotidiano da comunidade. Estas informações foram sistematizadas e analisadas com base em eixos operadores de análise previamente estabelecidos, de forma que possibilitassem que o estudo pudesse ser replicado em universos com as mesmas características ou distintas do cenário no qual a pesquisa se desenvolveu.
Assistente Social (1992), Mestre (1997) e Doutora (2005) em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/ PUC-RS; Pesquisadora Visitante do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra-Portugal. Atualmente é Professora Titular do Mestrado em Políticas Sociais e Cidadania da Escola de Serviço Social, Pesquisadora e Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Práticas Sociais, Assistência Social, Interdisciplinaridade (GEPPAI) da Universidade Católica do Salvador - UCSAL, Pesquisadora do GT - Desenvolvimento Urbano da CLACSO, membro efetivo da Rede de Pesquisadores para América Latina e Caribe, Professora licenciada da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URIFW, dialogando principalmente com os seguintes temas: Políticas de Transferência de Renda; Política de Assistência Social; Meio Ambiente e Formação Profissional.
Saiba mais
1 - INTRODUÇÃO
1.1. Teias e tessituras I
1.1.1. Origem e limites do estudo
1.1.2. Os objetivos do estudo e a definição do problema
1.1.3. Os sujeitos do estudo
1.1.3.1. Um pouco do cenário onde a prática profissional
se vem configurando
2 - A METODOLOGIA EMPREGADA NO ESTUDO
2.1. Os caminhos percorridos
2.1.1. Os procedimentos
2.1.2. Operadores transversais do estudo: O que são?
2.1.2.1. Teias e Tessituras II: Diálogos com os operadores de análises
3 - REVISÃO DA LITERATURA
3.1. Diálogos disfarçados de monólogos
3.1.1. Primeiro diálogo: revisão do conceito de ecologia
3.1.2. Segundo diálogo: a ecologia profunda
3.1.3. Terceiro diálogo: a ecologia a partir da teoria da complexidade
3.2. Dialogando com as teorias que dão sustentação a este
processo de estudo
3.2.1. A Autopoiésis
4 - ELEMENTOS EMERGENTES NA E/OU DA PRÁTICA DO ASSISTENTE SOCIAL EM UMA COMUNIDADE SUSTENTÁVEL
4.1. As emergências necessárias para a formação profissional do Assistente Social em face das crises socioeconômico-ambientais que afligem o mundo contemporâneo
4.2. Diversidade e desafio
4.2.1. As traduções feitas a partir das trilhas percorridas no cotidiano
da prática profissional
4.2.2. Das marcas e caminhos
4.2.2.1. Questão de orientação
4.2.2.2. URI/FW Agosto, 2005. Primeiro dia de aula. Disciplina de
Processo de Trabalho I
4.2.2.3. Na Comunidade Morada da Paz tudo é
4.2.2.4. O campo da reflexão
4.2.2.5. URI/FW Setembro, 2005. Na Disciplina de Política Social II
4.2.2.6. Um dia antes deste, na Comunidade Morada Da Paz -
setembro de 2005
4.2.2.7. O campo da reflexão
4.2.2.8. A intenção
5 - CONSIDERAÇÕES FINAIS
5.1. As dificuldades e rupturas
5.2. As angústias e euforias
REFERÊNCIAS
GLOSSÁRIO