A Perspectiva Linear, a partir do século XV, tornou-se uma das melhores formas de comunicação entre os profissionais de Design, Arquitetura e áreas afins. Seus projetos, que através de insights começam a ser elaborados mentalmente, materializam-se através do desenho e comunicam a intenção destes profissionais. O surgimento de novas formas de representação como a maquete digital e a RV - Realidade Virtual substituirão a Perspectiva Linear? Até que ponto podemos considerá-la uma linguagem, e se pode, encontra-se obsoleta? Este livro passa um olhar re exivo sobre estas questões e apresenta uma experiência didático-pedagógica da autora em instituições de ensino superior, colaborando com o pensamento de que desenhar para comunicar-se é inerente à atividade do designer.
Natural de Recife, Pernambuco, iniciou sua vida acadêmica na UFPE - Universidade Federal de Pernambuco graduando-se em Arquitetura e Urbanismo em 1989 e obtendo o título de Especialista em Design da Informação em 2004 também pela UFPE. Durante quinze anos dedicou-se exclusivamente às atividades de seu escritório, KM de LIMA - Arquitetura e Ambientação, juntamente com seu esposo o engenheiro José Edson de Lima, desenvolvendo projetos arquitetônicos, de interiores, layouts, mobiliários residenciais e comerciais. Entre 2004 e 2005 atuou como professora colaboradora no curso de Arquitetura da UFPE nas disciplinas Detalhes do Projeto de Arquitetura e Projeto Arquitetônico 05. Desde 2006 é professora Titular dos Cursos de graduação de Bacharelado em Design de Interior e Design de Moda da FBV - Faculdade Boa Viagem, onde já lecionou as disciplinas: Desenho Artístico, Perspectiva, Geometria da Forma e Construção de Modelos, Tecnologia do Mobiliário, Estudo Preliminar do produto II (escritórios/consultórios), Teoria da Cor Aplicada, Projeto Executivo do Produto I (residencial), Esboço do Produto (residencial), Técnica de Apresentação de Projetos de Interiores, Projeto de Mobiliário I, Projeto de Mobiliário II, Componentes Construtivas, Atelier Integrado de Representação, Atelier Integrado I - projeto de ambiente médico-hospitalar e hoteleiro, Desenho de Moda I e Desenho de Moda Manual e Digital. Descobriu na atividade de lecionar um desafio gratificante, tendo a satisfação de ser Paraninfa da primeira turma de Bacharéis em Design de Interior. Atualmente tem como meta desenvolver e publicar artigos científicos referentes à área de Design.
Saiba mais
1. INTRODUÇÃO
2. DO XV AO XXI
3. FORMA | PERCEPÇÃO
3.1 RV - Realidade Virtual
4. A PERSPECTIVA COMO FORMA DE LINGUAGEM
4.1 Lineares ou Auxiliadas por computador?
4.2 Elementos que compõem a perspectiva linear (1)
4.2.1 Grafismos
4.2.2 Variação Tonal:
4.2.3 Luz e Sombra:
4.2.4 Cor
4.3 Elementos que compõem a perspectiva auxiliada por computador
4.3.1 Pixels
4.3.2 Contrastes
5. DOMINANDO O ATO DE DESENHAR
6. VIVENCIANDO O ENSINO DO DESENHO EM PERSPECTIVA. UM ESTUDO DE CASO.
6.1 Plano de ensino.
CONCLUSÃO
NOTAS
BIBLIOGRAFIA